Alesc aprova propostas que impactam servidores e estrutura da segurança pública
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (15) duas propostas que tratam da carreira de servidores e da estrutura da segurança pública do Estado.
Uma delas é o Projeto de Lei Complementar 2/2025 que resgata aos integrantes das corporações militares o direito de adesão ao Regime Remuneratório Especial dos Militares Estaduais instituído em 2020. A matéria é de iniciativa do governo do Estado, que justificou a necessidade de corrigir desigualdade salarial entre os servidores. A previsão é de que a alteração beneficiará 141 militares que optaram em permanecer no regime anterior. O funcionário poderá solicitar a mudança até 31 de dezembro de 2025, com efeitos retroativos a 7 de outubro de 2020.
E os deputados estaduais também aprovaram projeto 49/2025 que promove alterações na estrutura da Polícia Civil do estado. Além de trocas de nomenclatura, a proposta prevê medidas como a instituição da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), em substituição à Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes); além da criação da Gerência de Gestão de Contratos; da Gerência de Material Bélico, vinculada à Acadepol; e da Gerência de Cyberinteligência, entre outras alterações.
O Parlamento também aprovou a concessão do título de Cidadão Catarinense a Júlio César da Silva Oliveira (in memoriam), conhecido como Pica Pau, considerado referência no muay thai em Santa Catarina. A iniciativa (Projeto de Lei 583/2024) é da deputada Paulinha (Podemos).
Parlmento também aprovou matéria (Projeto de Lei Complementar 19/2024) de autoria do Ministério Público do Estado que altera pontos de duas legislações referentes aos servidores do órgão. Entre as medidas previstas está a criação de 200 cargos de provimento efetivo de analista, sendo 185 para a área jurídica e 15 abrangendo as áreas de administração, contabilidade, geoprocessamento, tecnologia da informação, serviço social e psicologia.
Também passou pelo Plenário Projeto de Lei Complementar (6/2025), apresentado pela Mesa Diretora da Alesc, que faz alterações na organização administrativa e no plano de carreira dos servidores do Poder Legislativo estadual.
Rádio AL
Últimas notícias
- 13h06min•Proposta prevê apoio à saúde mental de estudantes da rede pública de ensino
- 12h57min•Alesc debate denúncias de violência contra a população em situação de rua em SC
- 10h30min•Redação Final #227: regras para o balonismo em SC, saúde mental nas escolas e proteção das águas
- 08h00min•Projeto inclui educação moral e cívica em escolas públicas e privadas de SC
- 20h00min•Jogo Rápido: Fla-Flu - com Pepê Collaço e Volnei Weber
- 19h00min•Ordem do Dia - com Camilo Martins (Podemos): Bancada da Grande Florianópolis na Alesc
- 17h40min•Comissão de Saúde da Alesc vai debater atendimento a pessoas com câncer
- 17h07min•Deputado cobra compra de equipamento para UTIs neonatais
- 17h06min•Frente Parlamentar defende a propriedade privada e o combate a invasões de terras
- 16h31min•Deputado pede que Alesc investigue suspeitas de irregularidades no Universidade Gratuita
- 13h38min•Bancada Serrana debate reabertura de hospital e maternidade na região