Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/12/2012 - 13h44min

Crise dos pescadores do Rio Uruguai é tema de Audiência Pública

Imprimir Enviar

A vida dos pescadores que foram atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica da Foz do Rio Chapecó foi tema de uma audiência pública. O evento aconteceu na última quinta-feira (06), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação do município de São Carlos, no Oeste catarinense.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente da Comissão da Pesca da Assembleia Legislativa, ouviu atentamente as reivindicações dos pescadores que vivem na região ribeirinha do Rio Uruguai. O parlamentar comentou que diante da situação que as famílias estão enfrentando é preciso atender as demandas e dar encaminhamentos concretos o mais rápido possível.
 

Paulo Mergem, presidente da colônia de pescadores Z-35, apresentou as três principais questões reivindicadas pela categoria. Salário mínimo imediato para suprir as necessidades até que se cumpra o acordo definitivo; Direito ao reassentamento coletivo e indenização ou carta de crédito para quem quiser mudar de profissão. Mergem também chamou atenção para a situação da água. Segundo ele a poluição tem prejudicado a atividade

Conforme José Sebastião Marcatti, gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, as propostas apresentadas são consensuais. Para Marcatti é importante criar uma comissão para que seja estabelecida uma conversa entre os governos estadual e federal. O objetivo é debater as ações propostas e encontrar a melhor solução para o problema.

Voltar