Crise dos pescadores do Rio Uruguai é tema de Audiência Pública
A vida dos pescadores que foram atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica da Foz do Rio Chapecó foi tema de uma audiência pública. O evento aconteceu na última quinta-feira (06), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação do município de São Carlos, no Oeste catarinense.
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente da Comissão da Pesca da Assembleia Legislativa, ouviu atentamente as reivindicações dos pescadores que vivem na região ribeirinha do Rio Uruguai. O parlamentar comentou que diante da situação que as famílias estão enfrentando é preciso atender as demandas e dar encaminhamentos concretos o mais rápido possível.
Paulo Mergem, presidente da colônia de pescadores Z-35, apresentou as três principais questões reivindicadas pela categoria. Salário mínimo imediato para suprir as necessidades até que se cumpra o acordo definitivo; Direito ao reassentamento coletivo e indenização ou carta de crédito para quem quiser mudar de profissão. Mergem também chamou atenção para a situação da água. Segundo ele a poluição tem prejudicado a atividade
Conforme José Sebastião Marcatti, gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, as propostas apresentadas são consensuais. Para Marcatti é importante criar uma comissão para que seja estabelecida uma conversa entre os governos estadual e federal. O objetivo é debater as ações propostas e encontrar a melhor solução para o problema.
Últimas notícias
- 18h41min•Comissão de Meio Ambiente abre atividades de 2025
- 18h15min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quarta-feira (19)
- 17h55min•Deputado propõe medida contra desperdício de vacinas
- 17h30min•Comissão aprova reunião conjunta para debater população em situação de rua
- 15h53min•Programa prevê pagamento de dívidas de IPVA e multas durante ações de fiscalização
- 14h54min•Projeto quer reforçar punição a práticas discriminatórias em SC
- 13h23min•Comissão vai ouvir Celesc sobre falhas nos serviços da companhia
- 13h00min•Deputados vão debater população em situação de rua e saneamento básico