Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/02/2013 - 19h05min

Avanço da dengue preocupa vigilância epidemiológica

Imprimir Enviar
Suzana Zeccer, da Vigilância Epidemiológica, alerta para os riscos da disseminação do mosquito Aedes aegypti.

A confirmação de 52 casos de dengue nas sete primeiras semanas do ano em Santa Catarina causa apreensão entre as  autoridades da  Vigilância Epidemiológica. O órgão prepara ações de capacitação de médicos e intensifica os apelos para que a população participe do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

A principal preocupação é com a multiplicação de focos do inseto. Em todo o estado, desde o início de 2013 foram detectados 534 pontos de infestação com o Aedes aegypti em 43 municípios. Mais que o triplo do verificado no mesmo período de 2012. O controle do inseto é importante para evitar que a doença comece as ser transmitida dentro do estado. Até agora, todos os catarinenses com confirmação da doença foram infectados em outros estados do País.

Para estancar o avanço da população do mosquito, a gerente de Vigilância de Zoonoses e Entomologia do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Suzana Zeccer, reforça que todas as pessoas devem evitar ao máximo a manutenção de qualquer recipiente com água parada, que formam o ambiente ideal para a reprodução do inseto.

A ampliação no número de casos de dengue também levou a Vigilância Epidemiológica planejar ações de treinamento para os médicos, como a publicação de um protocolo de diagnóstico e tratamento e a realização de conferências via internet.

João Guedes
Rádio AL

Voltar