Avanço da dengue preocupa vigilância epidemiológica
A confirmação de 52 casos de dengue nas sete primeiras semanas do ano em Santa Catarina causa apreensão entre as autoridades da Vigilância Epidemiológica. O órgão prepara ações de capacitação de médicos e intensifica os apelos para que a população participe do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.
A principal preocupação é com a multiplicação de focos do inseto. Em todo o estado, desde o início de 2013 foram detectados 534 pontos de infestação com o Aedes aegypti em 43 municípios. Mais que o triplo do verificado no mesmo período de 2012. O controle do inseto é importante para evitar que a doença comece as ser transmitida dentro do estado. Até agora, todos os catarinenses com confirmação da doença foram infectados em outros estados do País.
Para estancar o avanço da população do mosquito, a gerente de Vigilância de Zoonoses e Entomologia do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Suzana Zeccer, reforça que todas as pessoas devem evitar ao máximo a manutenção de qualquer recipiente com água parada, que formam o ambiente ideal para a reprodução do inseto.
A ampliação no número de casos de dengue também levou a Vigilância Epidemiológica planejar ações de treinamento para os médicos, como a publicação de um protocolo de diagnóstico e tratamento e a realização de conferências via internet.
Rádio AL
Últimas notícias
- 18h49min•Deputado alerta para falta de contratos para dedetização e limpeza de escolas
- 18h17min•Aprovado teste do olhinho obrigatório em unidades de saúde públicas e privadas
- 18h10min•Parlamento homenageia Cepon pelos 50 anos de trajetória
- 18h09min•Alesc aprova criação de cadastro de pedófilos e agressores sexuais
- 14h58min•Projeto cria Plano Integrado para Gestão da Cidadania e Paz nas Escolas
- 14h45min•Finanças aprova programa que prevê visitas de estudantes a pontos turísticos de SC
- 14h19min•Outubro Rosa: mostra fotográfica incentiva prevenção do câncer
- 13h35min•Fórum na Alesc reúne mais de 200 protetores e ativistas da causa animal