05/12/2011 - 09h11min
Audiência debate a inclusão da cultura afro e indígena no ensino médio e fundamental
Duas leis federais, uma de 2003 e outra de 2008, incluem nos currículos da rede pública e particular do país o ensino das temáticas história e cultura afro-brasileira e indígena. Os conteúdos devem incluir toda a grade escolar, especialmente as áreas de educação artística, literatura e história brasileira. E para saber como as leis estão sendo cumpridas em Santa Catarina, a Comissão de Educação Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública para ouvir as entidades e núcleos de estudos ligadas às questões das duas etnias, além de representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC e da Secretaria de Estado de Educação. De acordo com a deputada Angela Albino (PCdoB), integrante da Comissão de Educação, é preciso fazer um diagnóstico da implementação dessas políticas no estado e fazer com a que lei seja cumprida.
Em alguns municípios existem os curso de formação para professores e aquisição de material didático específico sobre as questões indígenas e do negro. Por outro lado, os professores ainda sentem dificuldades de inserir os temas dentro do conteúdo já ensinado em sala de aula. Para a Neli Góes Ribeiro, do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial em Santa Catarina, pouco se ensina sobre a importância do negro e do índio na formação da sociedade brasileira. Para ela, é preciso preencher essa lacuna nos currículos escolares.
O objetivo da audiência é gerar a discussão em nível estadual e dentro das secretarias de educação dos municípios para que as temáticas história e cultura afro-brasileira e indígena sejam incluídas no currículo escolar já em 2012.
Em alguns municípios existem os curso de formação para professores e aquisição de material didático específico sobre as questões indígenas e do negro. Por outro lado, os professores ainda sentem dificuldades de inserir os temas dentro do conteúdo já ensinado em sala de aula. Para a Neli Góes Ribeiro, do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial em Santa Catarina, pouco se ensina sobre a importância do negro e do índio na formação da sociedade brasileira. Para ela, é preciso preencher essa lacuna nos currículos escolares.
O objetivo da audiência é gerar a discussão em nível estadual e dentro das secretarias de educação dos municípios para que as temáticas história e cultura afro-brasileira e indígena sejam incluídas no currículo escolar já em 2012.
Por: JULIANA BASSETTI
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