XXIII Arrancada de Caminhões reúne milhares de pessoas no Sul do estado
A Arrancada de Caminhões, que acorre nas areias de Balneário Arroio do Silva, no Sul do estado, já faz parte do calendário oficial de competições automobilísticas do país, reunindo milhares de pessoas num espetáculo à parte de velocidade e habilidades de pilotos a bordo de veículos que chamam atenção pela potência e modelos. A XXIII edição do evento, realizada de 21 a 24 de fevereiro, reuniu deputados estaduais com base eleitoral no Sul e o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), que também prestigiou o evento no último fim de semana.
O arrancadão, como é popularmente conhecido, nasceu em 1986, por iniciativa do então prefeito de Araranguá, Manoel Mota, deputado estadual pelo PMDB, na sexta legislatura seguida. Ele falou com orgulho de sua trajetória e do evento, considerado hoje o quarto maior do estado. “Era a minha vida. Fui de caminhoneiro a deputado. E não me esqueço”, lembrou Mota, que competiu em várias edições, sendo campeão e vice. Mas neste ano ficou na plateia.
Ponticelli, que também tem base eleitoral no Sul, destacou a grandiosidade da competição e o que representa para a região. “É uma festa para todos, democrática, pública e gratuita. É contagiante. É a maior festa do gênero no Brasil”. O evento é realizado sempre duas semanas após o carnaval.
Adrenalina e natureza
O deputado José Milton Scheffer (PP) destacou a mistura de caminhões potentes competindo na praia, o que atrai grande quantidade de espectadores. “Essa mistura de homem, máquina e natureza, com o mar ao lado, torna o evento único”. O deputado Valdir Comin (PP), também presente em Arroio do Silva, ressaltou os reflexos positivos do evento. “Transmite a segurança e a pujança da economia do Sul catarinense”.
A XXIII Arranca de Caminhões reuniu competidores em cinco categorias, numa área de 4,9 hectares de estrutura. As arrancadas são realizadas em trechos de três quilômetros, divididos em áreas de aceleração e frenagem. Há pilotos profissionais e caminhoneiros que se preparam exclusivamente para a competição. “Recebemos as famílias que fazem o transporte no Brasil”, disse o prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini. Foram distribuídos R$ 60 mil em premiação.