Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2013 - 15h30min

Willy Zumblick será enredo de escola de samba de Florianópolis

Imprimir Enviar
Protegidos da Princesa fará lançamento do enredo nesta terça-feira (17), na Assembleia. FOTO: www.protegidos.com.br

As comemorações ao centenário de nascimento do artista plástico Willy Zumblick no Parlamento catarinense têm sequência nesta terça-feira (17). A partir das 19h30, no hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia, a escola de samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, vai lançar o enredo para o Carnaval 2014, denominado “O divino Zumblick”.

A agremiação também fará sua homenagem ao artista plástico catarinense, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo dia 26. No desfile das escolas de samba da Grande Florianópolis, que será realizado em fevereiro do ano que vem, a Protegidos da Princesa vai contar a trajetória de Zumblick.

“O enredo ‘O divino Zumblick’ tem praticamente um duplo sentido, por ele (Zumblick) ser um artista divino e por causa da Festa do Divino, já que ele gostaria de ser conhecido como pintor das bandeiras do Divino”, explica o carnavalesco Raphael Soares. O objetivo da agremiação é encerrar o desfile como a encenação de uma festa do Divino. “Vamos encerrar o desfile com uma coroa, que é o símbolo da nossa escola, coroando o nosso homenageado”, afirma o carnavalesco.

A Protegidos da Princesa também fará o lançamento do enredo em Tubarão, terra natal do homenageado. Será no dia 25, na Praça Sete de Setembro, em frente ao Museu Willy Zumblick.

Exposição e sessão solene
Na próxima semana, os eventos em comemoração ao centenário terão sequência em Tubarão. Além da apresentação da Protegidos da Princesa, no dia 25 (quarta-feira) ocorre a abertura da exposição de 72 telas do homenageado, no Museu Willy Zumblick - Centro Municipal de Cultura.

A sessão solene será no dia 26 (quinta-feira), no auditório do Espaço Integrado de Artes da Unisul, às 19 horas. No evento, familiares de Zumblick receberão homenagens do Parlamento catarinense. Também está programada a exibição de uma reportagem especial sobre a vida e a obra do homenageado, produzida pela TVAL. A sessão solene é organizada pela Assembleia Legislativa, com a colaboração da Prefeitura de Tubarão, Câmara de Vereadores de Tubarão, Unisul e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Série especial
Para marcar o centenário do nascimento de Willy Zumblick, a Agência AL, com apoio da TVAL, publica nos próximos dias uma série de reportagens sobre o tema. Em pauta, as atividades preparadas pelo Parlamento para a comemoração dos 100 anos e a trajetória pessoal e profissional de Zumblick.

O homenageado
Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913, em Tubarão. Autodidata, desde a idade escolar se destacou como melhor aluno em desenho e pintura. Em 1937, casou-se com Célia Sá, de tradicional família da cidade, de quem sempre recebeu importante incentivo para que se dedicasse à pintura. O casal teve cinco filhos: Carlos, Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo.

Em 1939, em Tubarão, realizou a primeira exposição individual. A partir daí, suas centenas de telas se espalharam pelo estado, pelo Brasil e pelo mundo. Há registros de telas do pintor nos Estados Unidos, no Japão e na Espanha.

Durante os 75 anos em que se dedicou às artes, retratou em suas obras o folclore de Santa Catarina, o Contestado, a epopéia de Giuseppe e Anita Garibaldi, Boi-de-Mamão, Dança do Pau-de-Fita, as rendeiras, entre outros temas. Zumblick morreu em 3 de abril de 2008, em Tubarão, aos 94 anos. (com informações de Jucinei Cardoso, da TVAL).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar