Wanderlei de Sousa lança romance e coletânea de contos
Tendo o hábito de escrever desde a adolescência, Wanderlei de Sousa Gomes Júnior lançou na noite desta terça-feira (17), no hall da Assembleia Legislativa, o romance “Cabeça de papel” e “Fracassos exemplares”. A iniciativa cultural foi do deputado Volnei Weber (MDB), presente na cerimônia de lançamento.
O escritor conta que a primeira versão de “Cabeça de papel” data da década de 1990. “Trinta anos depois, reescrevi, fiz uma limpeza, dividindo em capítulos, e publiquei no Facebook. Como houve uma boa repercussão, resolvi imprimir e vender para os conhecidos.”
O romance revive os templos da escola primária, com personagem na idade entre nove e 11anos, tendo como fundo acontecimentos importantes da década de 1970.
Wanderlei informa que os contos reunidos em “Fracassos exemplares” também foram desenvolvidos nos últimos 30 anos. “São contos autônomos, de humor, policiais, intimistas, cujos personagens fracassam. O fracasso pode ser uma mudança para uma etapa diferente”. Ou como o diz o subtítulo do livro: como uma vitória pode ser uma derrota e vice-versa.
Importância do livro
Ao parabenizar o morador de Araranguá pelas obras publicadas, Volnei Weber destacou a importância do livro num mundo dominado pela tecnologia. “Infelizmente as pessoas não procuram mais o livro, por isso devemos valorizar esta ferramenta de conhecimento, de cultura, que enriquece a literatura catarinense e brasileira. O ser humano é como um metal, que lapidado torna-se um intelectual, capaz de nos proporcionar belíssimos momentos com sua arte.”
Agência AL