Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/10/2018 - 14h50min

Outubro Rosa tem ações programadas sobre o câncer até dia 31

Imprimir Enviar

Desde 2002 o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo de útero em todo território nacional. Com a campanha Outubro Rosa, instituições de todo país objetivam alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças. Em Santa Catarina, a associação intitulada Amor e União Contra o Câncer (AMUCC) realiza um trabalho de acolhimento e orientação voltado às mulheres.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, só em 2018, sejam diagnosticados 59.700 casos de câncer de mama e 16.370 de colo de útero. Em Santa Catarina, os casos de câncer de mama podem chegar a 2.190 e 470 de colo de útero.

De acordo com os médicos, as chances de cura chegam a 95% quando a detecção do câncer ocorre no estágio inicial da doença. “No começo foi um baque, principalmente entre o período da suspeita e da confirmação, mas depois veio a cirurgia e a quimioterapia, e aí foi levantar a cabeça e vamos embora que a vida não é moleza não”, conta a empresária Rita Tichz. Ela descobriu o câncer de mama em 2008, com dois tumores. Em 2009 fez cirurgia e tratamento.

Com o objetivo principal de acolher as mulheres, a AMUCC realiza um trabalho que vai além de orientações. “Nosso foco principal é sempre a informação, a defesa da causa, pensando sempre na paciente, no direito da paciente e no acesso a terapias e a informações”, explica a vice-presidente da AMUCC, Simone de Souza Lopes.

Até o dia 31 de outubro, uma série de eventos será realizada em todo o estado. Os detalhes da programação estão disponíveis na página online da AMUCC

“Esse ano estamos focando nas palestras na parte informativa mesmo, pensando sempre em conscientizar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer e também, com a ajuda das ações culturais, chamar mais a atenção das mulheres para que elas possam ir aos postos de saúde, para os planos, pra quem tem convênio, para fazer seus exames anuais de rotina”, enfatiza Simone.


Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar