Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2014 - 19h47min

Vocação catarinense para o agronegócio é exposta no 19º Dia de Campo

Imprimir Enviar
Autoridades, entre elas o deputado Titon e o vice-governador Pinho Moreira, participaram da abertura do evento. FOTO: Marcelo Tolentino/Divulgação

Com pouco mais de 1% do território nacional, Santa Catarina está entre os cinco estados brasileiros que mais produzem alimentos. Os bons índices de produtividade se justificam pela capacidade de trabalho e de inovação dos produtores. Essa eficiência, aliada às novas tecnologias para a área de produção agrícola e soluções para o agronegócio, são apresentadas no 19º Dia de Campo, realizado pela Cooperativa Copercampos, em Campos Novos, no Meio-Oeste.

O evento é tradicional no município, considerado o celeiro do Estado. Mais de 140 empresas dos setores de agroquímicos, sementes, equipamentos agrícolas, medicamentos veterinários, nutrição animal, bovinocultura, suinocultura e instituições de pesquisas participam da exposição, que foi oficialmente aberta nesta terça-feira (25) e prossegue até quinta (27).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), participou da abertura do evento e lembrou que a economia de Santa Catarina cresceu mais que a brasileira e que o agronegócio puxou este desenvolvimento, segundo dados do Banco Central. “Uma prova de que o modelo de produção catarinense está no caminho certo. E Campos Novos dá seu exemplo com um evento de referência nacional que difunde novas tecnologias para o campo”, disse ele, responsável pela revisão do Código Ambiental de Santa Catarina.

Titon frisou ainda que o desafio do Estado é disseminar e simplificar o texto para que a lei esteja acessível para os diversos públicos. “Tornar o Código Ambiental Estadual acessível ao produtor rural, por exemplo, em linguagem mais simples. Essa é uma de nossas bandeiras na Alesc. Também queremos que Santa Catarina seja o primeiro Estado a implantar o Cadastro Ambiental Rural. Para isso precisamos do apoio de entidades como Fatma, da Secretaria de Agricultura, e da Epagri”, ressaltou ele.

O parlamentar também lembrou que Santa Catarina é um Estado verde. "Somos um dos maiores produtores do Brasil, sendo que ocupamos apenas 1,1% do território nacional e preservamos 42% de mata nativa", comemorou.

Produção, preservação e tecnologia
O vice-governador Pinho Moreira (PMDB) destacou o papel de Titon na revisão do Código Ambiental de SC, o que irá ajudar o Estado a produzir com sustentabilidade e beneficiando as pequenas propriedades. "Embora o Estado tenha 1,1% do território nacional, somos o primeiro em produção de maçãs, cebola, suínos, mexilhões e ostras; segundo em produção de mel, fumo, vinho, e aves; terceiro em banana, trigo e arroz irrigado. O agronegócio equivale a um terço do PIB catarinense", destacou.

O presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, explicou que o crescimento de Santa Catarina se deve à tecnologia e qualificação dos profissionais. “Como Santa Catarina é composta essencialmente por pequenos produtores, o setor precisa de uma tecnologia diferenciada para produzir mais e melhor em áreas menores. Por isso nosso agronegócio cresceu”, considerou.

Mais informações sobre a 19ª edição do Dia de Campo podem ser obtidas no site oficial do evento.

Assessoria de comunicação do deputado Romildo Titon
Marcelo Tolentino / 48 99776336 / 48 91773672 / 48 3221 2723
Jornalista - MTB/SC - 01506 JP

 

Voltar