Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/09/2015 - 14h11min

‘Viver bem é simples: sono, alimentação, atividade física, relaxamento e meditação’

Imprimir Enviar
Nuno Cobra foi o palestrante do projeto Painel SC, realizado em Joinville. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

O segredo da vida saudável, segundo Nuno Cobra, treinador do mitológico Ayrton Senna, consiste em conciliar diariamente o sono com alimentação saudável, atividade física, relaxamento e meditação. “Tem de dormir, mas dormir a meia-noite envelhece e causa doenças”, informou o professor, que proibiu comida industrializada. “Nada que é produzido pela indústria serve e se veio da agricultura, também não serve”, declarou Cobra, surpreendendo os joinvilenses que participaram do “Painel SC – Ideias para fazer a diferença”, promovido pela Assembleia Legislativa e realizado na noite de segunda-feira (28), no auditório do Hotel Bourbon, na Manchester catarinense.

Segundo Cobra, os alimentos precisam voltar a ser cultivados em hortas. “Não é mágica, comida natural dá saúde, beleza, energia, vitalidade e felicidade”, garantiu o especialista. Aos mais afoitos, sugeriu um técnica infalível para não cair na tentação das guloseimas. “A pessoa come um sorvete e o que acontece? Vai dar vontade de comer mais sorvete, então cheira o sorvete”, recomendou o professor, arrancando risos da plateia ao observar que depois que o gelatto passa pela garganta, acaba a sensação de prazer.

Cobra foi incisivo ao justificar a necessidade da atividade física. “Vocês têm que se dar conta de que estão na terra como corpos, é o corpo que dá vida à vida, sem o corpo você desaparece. Trabalhando o corpo ele se desenvolve e leva consigo todo o ser humano que está dentro de nós. Em qualquer época da vida se muda o corpo e mudando o corpo você muda a vida”, anunciou Nuno Cobra.

O treinador também ensinou que é impossível gostar daquilo que não se faz. “A pessoa não gosta de correr porque não corre, se ela correr, vai se apaixonar pela corrida”, apostou Cobra, ponderando em seguida a importância de “fazer”. “As pessoas tem de se impor, sem o ‘fazer’ o Ayrton não existiria, não teve uma fada que passou a varinha”, comparou Cobra.

Descontruindo o mito
Para demonstrar como o ‘fazer” é imperativo, Cobra contou histórias de Senna que contradizem estereótipos que os brasileiros têm do maior ídolo do automobilismo nacional. “Aquilo que era sacrífico para os outros, para ele era gostoso”, informou Cobra, referindo-se aos longos treinamentos de Ayrton. “Ele treinava o dia todo”, explicou, acrescentando que mais de uma vez Senna comentou que morria de rir quando chamavam-no de determinado. “Era determinado coisa nenhuma, era apaixonado por ele”, informou.

Cobra lembrou as várias vezes Senna agrediu fisicamente outros pilotos. “Ele era muito descontrolado, totalmente sem controle emocional, com isso quero mostrar que se o Ayrton, que era fraco, franzino, sem controle, um homem complicado, se ele chegou onde chegou, então qualquer um pode chegar, porque ele era ruim demais”, garantiu Cobra, explicando que o legado de Senna é o exemplo de que com vontade é possível desenvolver um potencial imenso. “Pode tudo, vence qualquer coisa”, avaliou.

Para convencer definitivamente os joinvilenses que lotaram o auditório e o hall do Hotel Bourbon de que falava sério, Cobra desmistificou a ideia de que Senna sempre foi um piloto excepcional. “Quando chovia, na época em que corria de Kart, ele chegava muito depois do último, mas ele trabalhava, ficava o dia inteiro na pista, ele fazia, essas cinco letras mágicas”, resumiu o treinador.

Alesc na frente
Nuno Cobra elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa de realizar uma série de palestras para motivar os catarinenses a enfrentar a onda de pessimismo que varre o país. “Uma ação louvável, desapegada, mostra que existe esperança de um Brasil melhor”, analisou o treinador, que brincou com fato de a ideia ter partido de políticos. “(Os deputados) merecem aplausos por dar oportunidade ao povo de aumentar conhecimentos, palmilhar novos caminhos e descobrir novas verdades”, declarou.

Darci de Matos (PSD), que representou o Parlamento no evento, agradeceu os elogios de Cobra. “Ele veio qualificar um pouco mais os trabalhadores e a juventude joinvilenses. É uma figura emblemática, suas palavras mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, filosofou o representante de Joinville.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar