Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2013 - 18h19min

VI Seminário de Agroecologia espera reunir mais de 2,5 mil participantes

Imprimir Enviar
Junto ao seminário, ocorre a Feira de Saberes e Sabores da Agroecologia. FOTO: Alberto Neves

O IV Seminário Estadual de Agroecologia (SEA), que teve início nesta quinta-feira (23), em Pinhalzinho, no Oeste catarinense, conta com atividades como palestras, oficinas, visitas técnicas, feiras e atividades culturais e espera receber em dois dias 2,5 mil participantes. O evento acontece no Parque da Efacip e reúne agricultores, estudantes, técnicos, professores e pesquisadores que atuam vinculados a universidades, em estudos dirigidos à agroecologia.

A feira, que tem por objetivo estimular o debate sobre a qualidade de vida nos meios rural e urbano, por meio da conservação e do uso sustentável da agrobiodiversidade, busca direcionar a produção e o consumo de alimentos agroecológicos promovendo a troca de experiências e principalmentediscutindo temas de ordem estratégica como os desafios para assistência técnica e a extensão rural.

Entre os participantes que prestigiam o evento, os deputados Dirceu Drecsh (PT) e Padre Pedro Baldissera (PT), representantes da região Oeste, no Parlamento catarinense.  A Assembleia Legislativa também participa e conta com um estande entre os expositores.

Nova proposta
Atento ao debate, Dresch ressalta que o evento direciona o estado a repensar e verificar a necessidade de preservar o meio ambiente, em especial com o manejo da alimentação oferecida às pessoas. Segundo o parlamentar, a agroecologia é de fato uma nova proposta na produção de alimentos de qualidade que trazem saúde e vida para as pessoas.

“Por meio de políticas públicas já avançamos bastante, mas para que possamos crescer mais um dos primeiros passos seria retomar as atividades do programa de Extensão e Agroecologia criado há dez anos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri). Hoje Santa Catarina já possui pouco mais de 3 mil famílias que produzem produtos orgânicos aumentando 40% no consumo desses alimentos. Isso comprova que a sociedade esta aberta ao novo”, ressaltou.

Já o deputado Padre Pedro define a agroecologia como um momento extraordinário que o país vive, em especial a agricultura familiar catarinense, abrindo um leque para sustentabilidade. Ao considerar a região Oeste pioneira no debate e na mobilização, o parlamentar acredita que a compreensão da agroecologia envolve um conjunto de relações, entre elas uma vida saudável a base de alimentos saudáveis.  “Este modelo novo e diferenciado que a agroecologia oferece envolve não apenas uma alimentação rica e saudável, mas a preservação do meio ambiente”, frisou.

Comissão Organizadora
Representando da Comissão Organizadora do seminário, Cláudio Júnior Weschenfelder destaca que a realização do seminário é uma iniciativa de movimentos sociais e sindicais do campo, instituições de ensino e pesquisa, cooperativas da agricultura familiar e reforma agrária, Fórum Parlamentar de Agroecologia, entre outros.

Com mais de 20 entidades, entre instituições, movimentos, universidades e prefeituras envolvidas na organização do seminário, a expectativa é que mais de 2,5 mil pessoas passem pelo evento até o encerramento, na tarde de sexta-feira (24). “A questão principal que levantamos aqui é a viabilidade da agroecologia. Se este modelo contasse com o mesmo apoio, técnico e de crédito que a agricultura convencional tem, se consolidaria para garantir alimento em quantidade e de qualidade para a população”, afirma Weschenfelder.

Feira de produtos orgânicos
Além do seminário, ocorre no local do evento a Feira de Saberes e Sabores da Agroecologia, com a exposição de produtos livres de agrotóxicos. Associações, entidades e cooperativas que produzem alimentos sem agrotóxicos têm espaço reservado na feira, que também foi aberta nesta quinta .

A feira também será o local onde ocorrem todas as atividades culturais do seminário, o que trará ainda mais visitantes para os estandes dos expositores. São 40 expositores, de diversas regiões do Estado.

Programação do IV Seminário Estadual de Agroecologia para esta sexta-feira (24)

7h - Café

8h 30 - 12h - Oficinas/Minicursos

 

  • 1. Sementes Crioulas
  • 2. Manejo de Água e Solo
  • 3. Plantas Medicinais
  • 4. Certificação Participativa
  • 5. Reaproveitamento de Alimentos
  • 6. Agroecologia e Comercialização
  • 7. Agroecologia e Juventude

 

8h30 - 12h - Relatos de Experiências

  • 1. PAA – PNAE
  • 2. Leite Orgânico Certificado
  • 3. Associativismo e Agroecologia
  • 4. Soja Orgânico
  • 5. Sistemas Agroflorestais
  • 6. Certificação Agroecológica-Hortifruticultura

8h30 - 12h - Visitas

 

  • 1. Horticultura/fruticultura
  • 2. Produção de Leite a Base de Pasto
  • 3. Bioconstrução

 

12h - Almoço

13h30 - Palestra II - Convergências e Divergências: a política nacional de agroecologia e produção orgânica
PALESTRANTES: Natal João Magnanti (Centro Vianei) e João Carlos Costa Gomes (Embrapa Clima Temperado - Pelotas - RS)

15h30 - Encaminhamentos e Encerramento com Coquetel Agroecológico.

 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar