18/10/2009 - 18h30min
Veterinários da Comunidade Europeia em missão na região Oeste visitam Efapi
Parte da delegação da Comunidade Europeia que está em Santa Catarina para conhecer as cadeias produtivas da carne fez hoje (18) uma visita à Efapi, no Parque de Exposições Tancredo Neves. A missão, constituída por sete médicos veterinários, está no estado para inspecionar os sistemas de produção de bovinos e suínos, e, também, as plantas industriais e as metodologias de controle sanitário.
Os dois médicos veterinários do Serviço Oficial da Comunidade Europeia que visitaram a feira, Terence Cassidy, da Irlanda, e Waltraud Demel, da Alemanha, foram recepcionados pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (DEM), pelo coordenador-geral do evento, Américo do Nascimento Júnior, e pelo coordenador da Comissão de Pecuária, Ricardo Lunardi.
A delegação permanece no Oeste catarinense até o final da próxima semana, visitando granjas, estabelecimentos rurais, frigoríficos, laboratórios e centros de controle de trânsito de animais. Santa Catarina é o único estado brasileiro que detém o status de área livre de aftosa sem vacinação, o que garante melhores condições de negócios com a Comunidade Europeia.
O prefeito explicou que o relatório que as três equipes que estão na região devem elaborar chega para o governo brasileiro em 20 dias, sendo encaminhado ao Ministério da Agricultura para que sejam tomadas as medidas necessárias. A partir daí, o país tem 25 dias para responder à Comunidade Europeia. “Estamos muito animados porque o frigorífico que eles vão visitar, da Aurora, é aqui em Chapecó. A perspectiva de uma ampliação da produção, desde o campo até a indústria e para a exportação é muito boa. Com isso teremos a geração de mais emprego e renda, mais riqueza para nossa região”, avaliou Rodrigues. (Graziela May Pereira e Andréa Leonora/Divulgação Alesc)