Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/06/2017 - 16h38min

Vestibular da UFSC terá filosofia, sociologia, pesos e cortes diferentes

Imprimir Enviar
Maria Luiza Ferraro, presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSC
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O vestibular da UFSC, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, terá duas perguntas de filosofia e duas de sociologia. Além disso, os pesos das disciplinas e as notas mínimas (notas de corte) terão variação, dependendo do curso escolhido. “Pode até olhar a pergunta e se questionar, mas são só duas questões e filosofia e sociologia fazem parte do conteúdo obrigatório do ensino médio”, justificou Maria Luiza Ferraro, presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSC (Coperve), que conversou com a reportagem da Agência AL na sede da entidade, no campus da Trindade, na Capital, na tarde de quinta-feira (1º).

Quanto às mudanças nos pesos e nas notas mínimas, Maria Luiza informou que os diferentes cursos da universidade escolheram um peso e um ponto de corte diferenciado para as disciplinas. “O objetivo é fazer com que o candidato esteja mais próximo das habilidades que o curso exige. Escolheu engenharia? Precisa estar mais próximo da matemática e da física”, exemplificou a presidente da Coperve.

De acordo com Maria Luiza, todos os cursos já bateram o martelo sobre pesos e notas mínimas e a Coperve aguarda apenas a publicação da resolução com as informações para divulgar os detalhes. “Estão definidos, segunda-feira (5) deverá estar no site da Coperve”, garantiu.

Segundo apurou a Agência AL, as engenharias, exceto engenharia florestal, escolheram matemática e física com peso diferenciado; administração optou por língua portuguesa e matemática; ciências contábeis privilegiou os conhecimentos em matemática. “As notas mínimas também estarão de acordo com as escolhas dos cursos, cada curso da área da saúde, por exemplo, escolheu uma nota mínima em biologia”, acrescentou Maria Luiza.

Novidade deste ano: cotas para deficientes
Em decorrência de lei aprovada em dezembro de 2016 no Congresso Nacional, as  vagas que integram as chamadas cotas serão compartilhadas com deficientes. “Uma fatia, um percentual dos 50% destinados às cotas vai para os candidatos deficientes”, declarou a presidente da Coperve, que ponderou que todos os candidatos – cotistas e não-cotistas – terão de atingir a nota mínima para cada disciplina. Caso contrário, serão eliminados.

SISU e Enem
A presidente da Coperve reafirmou que cerca de um terço das vagas da UFSC estão reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Vamos continuar com 30% das vagas para o candidato escolher via Sisu”, confirmou Maria Luiza, que esclareceu que para entrar na UFSC pelo Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem. “Se não fez o Enem, fica só com o vestibular”, alertou.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar