11/06/2012 - 18h30min
Versão em português da História da Nação Latino-americana será lançada hoje
A obra máxima do historiador portenho Jorge Abelardo Ramos, História da Nação Latino-americana, será lançada nesta segunda-feira (11), às 19 horas, no Hall da Assembleia Legislativa. Apesar de ter sido publicada em 1968, a obra jamais havia sido traduzida para o português. Este lapso historiográfico de 43 anos foi sanado pelos tradutores Marcelo Hipólito López e Maria de Fátima Jardim e pela Editora Insular, que imprimiu o estudo que abarca 500 anos de história da América do Sul.
Jorge Abelardo Ramos, falecido em 1994, foi fundador da corrente política denominada Izquierda Nacional, com enorme repercussão na Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. Apenas o secular isolacionismo brasileiro explica a não publicação dessa obra em português, bem como o relativo desconhecimento do autor, muito celebrado nos círculos intelectuais, principalmente de inspiração marxista.
O lançamento contará com a presença do filho do escritor, Victor Ramos, atual coordenador do Movimento Pátria Grande e vice-presidente do Instituto Nacional de Revisionismo Histórico Argentino e Ibero-americano Manuel Dorrego. (Vitor Santos)