Vereadores mirins de Blumenau conhecem o Parlamento catarinense
A Assembleia Legislativa recebeu na manhã de quinta-feira (23) o grupo de 15 vereadores mirins do município de Blumenau. Durante a visita, eles acompanharam parte da sessão ordinária, conheceram as instalações do Parlamento Estadual e visitaram o gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT).
O Programa de Vereadores Mirins de Blumenau é um dos pioneiros no Brasil e já está na 14ª edição. Possibilita a adolescentes do ensino fundamental, na faixa de 13 a 15 anos, o exercício da atividade legislativa, formação política e de cidadania, conforme explica a coordenadora do programa, Raquel Morcelli. Foi com base nessa experiência que a deputada Ana Paula propôs a criação do Programa Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa, em 2005.
A legislatura dos vereadores mirins de Blumenau tem duração de um ano e as eleições da mesa diretora são semestrais. O atual presidente da Câmara de Vereadores Mirins, Samuel Santos Soares, 13 anos, diz que a experiência possibilita ao estudante não apenas aprender sobre política, mas também garante uma formação de cidadania, ética e democracia. “São conhecimentos que a gente vai levar para a vida toda.”
A colega dele, Mari Katlin Machado Nunes (13), conta que o programa a estimulou a ser mais crítica, a avaliar os deputados e vereadores e a entender melhor a política.
Agência AL