Vereadora solicita apoio na implantação de energia solar em propriedades rurais
Em visita a Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (13), a vereadora Rosane Dall" Agnol Arend (PMDB) entregou aos deputados estaduais uma moção de sua autoria. Representante do município de Arabutã, no Oeste catarinense, a parlamentar explica que a iniciativa visa beneficiar todo o interior do Estado.
Ao solicitar a ajuda do Legislativo estadual, Rosane ressaltou que a intenção é sensibilizar o governo para que seja criada uma política de implantação de energia solar nas pequenas e médias propriedades rurais de Santa Catarina. Considerando que atualmente um dos maiores entraves para o desenvolvimento do setor é a falta de oferta de energia elétrica, que impede a expansão da área rural bem como a aquisição de novos equipamentos, a vereadora reforça a ideia de que a sugestão apresentada é viável e importante para o desenvolvimento e sobrevivência do setor.
Segundo a parlamentar, esse programa de incentivo financeiro aos agricultores prevê juros zero ou a fundo perdido e busca incentivar os produtores rurais a implantar a energia solar fotovoltaica na sua propriedade. "Por ser uma energia limpa, a implantação desse sistema contribuiria muito para expansão da produção. Além de buscar o apoio do parlamento, viemos enaltecer o trabalho que estamos realizando no município, buscando trazer o benefício de um custo menor para a propriedade do agricultor e, consequentemente, uma vida melhor", ressaltou.
Sala de Imprensa