Velmo Teixeira expõe mostra “Fascínio da Imaginação” na Alesc
A Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa, recebe, a partir desta segunda-feira (29), a exposição “Fascínio da Imaginação”. A mostra reúne 18 obras produzidas em 2015 pelo artista plástico florianopolitano Velmo Teixeira. As telas ficam expostas no saguão do Palácio Barriga Verde até o dia 10 de julho.
As pinturas são caracterizadas pela técnica de óleo sobre tela espatulado. "Talvez esse seja um diferencial. Nem todo artista trabalha só com espátula. Não tenho nem pincel em casa para retoques", comentou. Cada tela leva, em média, um dia para ser concluída. "É muito rápido porque é uma técnica que não permite a secagem, tem que trabalhar com ela sempre molhada."
Teixeira define seu estilo como impressionista contemporâneo. As obras expostas retratam patrimônios históricos de Florianópolis, marinas, paisagens urbanas, colheitas. O artista também explora temas como natureza-morta e nu artístico.
Antes de se dedicar às artes plásticas, Teixeira trabalhou por 20 anos nas áreas de publicidade e comunicação visual. Autodidata, pintou sua primeira tela em 1974. "Nunca tive professor. Acredito que é um dom divino. Com o tempo, a paixão se tornou profissão e fui aprimorando a técnica e o estilo."
Ao longo de 25 anos de atividade, o artista produziu cerca de 3 mil obras. "A maioria delas são fruto da minha imaginação. Tenho muita facilidade de colocar uma tela virgem no cavalete e até visualizá-la pronta antes mesmo de começar. Daí o nome da exposição."
Rádio AL