12/06/2012 - 18h45min
Valter Gallina assume cadeira no Legislativo barriga verde
Valter José Gallina (PMDB) assumiu nesta terça-feira (12) uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele ocupará a vaga de Jean Kuhlmann (PSD), que ficará afastado por 60 dias para tratar de assuntos particulares. A posse altera a composição das bancadas. O PMDB passa de 10 para 11 deputados e o PSD de oito para sete parlamentares.
Gallina tem 57 anos, nasceu em Chapecó e formou-se em engenharia civil na UFSC, em 1982, quando iniciou carreira como servidor estadual no DER, atual Deinfra. Foi secretário-adjunto dos Transportes em 1997 e secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis entre 2003 e 2010, ano em que disputou uma vaga no Legislativo, obtendo 24.426 votos. Antes de assumir como deputado estadual, Gallina exercia o cargo de Diretor de Operações da Casan.
Gallina declarou que pretende “legislar em prol do povo catarinense e da região da Grande Florianópolis”. Segundo o deputado, ainda há muito por fazer, principalmente com relação à sazonalidade turística. Emocionado, ele confidenciou ter realizado um sonho do pai, Euclides Gallina, falecido em 2002, que desejava ver o filho vereador em Chapecó. “Não tive oportunidade de ser vereador, mas realizo o sonho de meu pai como deputado estadual”, declarou.
Para o prefeito de São José, Djalma Berger, que prestigiou a posse, o Legislativo “vai ganhar um guerreiro que fará juz aos votos que recebeu”. O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, acompanhou a cerimônia e felicitou o deputado. “Nosso amigo e parceiro”, afirmou. O presidente da Facisc, Alaor Tissot, disse esperar de Gallina “muito trabalho pela Grande Florianópolis, da mesma forma com que ele lutou pela região quando secretário regional”.
Também prestigiaram a posse os prefeitos de Florianópolis, Governador Celso Ramos, Águas Mornas e Angelina, além de diretores da Casan, correligionários, amigos e familiares do deputado Gallina. (Vitor Santos)