Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/06/2013 - 13h33min

Vale do Braço do Norte priorizou ampliação do Parque Huberto Oening

Imprimir Enviar
Audiência Pública do Orçamento Regionalizado em Braço do Norte. Foto: Miriam Zomer

Os participantes da 33ª audiência do Orçamento Regionalizado, realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Braço do Norte na manhã desta sexta-feira (28), decidiram incluir no Orçamento para 2014, por unanimidade, a ampliação do Parque Expovale Huberto Oening; a construção de espaços para a prática de desporto na SDR de Braço do Norte; e a reabilitação da SC-108, trecho Rio Fortuna-Braço do Norte.

A audiência pública
Gilmar Knaesel (PSDB) informou aos participantes que a Coordenadoria do Orçamento Estadual e a Comissão de Finanças e Tributação, que preside, estavam em Braço do Norte cumprindo um dispositivo constitucional, de colher as prioridades regionais e incluí-las no Orçamento Geral do Estado de 2014. Knaesel destacou o caráter suprapartidário do Orçamento Regionalizado. “Todos os partidos estão aqui irmanados e com o espírito de desenvolver a região”, declarou.

Ademir da Silva Matos, prefeito de Braço do Norte, elogiou a iniciativa do Legislativo barriga verde e pediu apoio para a implantação do anel viário da cidade, incluído no Orçamento de 2013 através de uma emenda do OR, mas que ainda não está sendo executada, uma vez que não foi elaborado o projeto.

O deputado José Nei Alberton Ascari (PSD) elogiou o esforço de Knaesel para interiorizar a discussão orçamentária. “Sei que lutou muito para aumentar o número de audiências públicas, para permitir que todas as regiões do estado pudessem participar da elaboração de parte do orçamento”, afirmou. O parlamentar destacou a abertura do mercado japonês à carne suína produzida em Santa Catarina. “A exportação de carne suína para o Japão vai trazer muitos benefícios ao estado, mas sobretudo para nossa região. É uma conquista dos catarinenses”, garantiu.

Dóia Guglielmi (PSDB) comemorou a inclusão da pavimentação de rodovias que cortam a região no PPA e na LOA nas audiências do OR de 2011 e 2012 e que agora começam a ser executadas, como a pavimentação da Serra do Corvo Branco, ligando Grão Pará ao município de Urubici. “É importante para potencializar o desenvolvimento regional”, argumentou.

Manoel Mota (PMDB) destacou o esforço da Comissão de Finanças e Tributação. “Quero parabenizar o Knaesel, que sempre foi um apaixonado pelas audiências públicas para discutir o Orçamento”, declarou. O deputado ponderou que o Sul está dando passos importantes no caminho do desenvolvimento e elencou obras como o porto de Imbituba, o aeroporto de Jaguaruna e a duplicação da BR-101 como essenciais para viabilizar o crescimento regional. “Se tivermos bastante competência e unidade, vamos dar um salto de qualidade. Em nenhum momento da história o estado teve tanto dinheiro para investir, temos R$ 9 bi”, informou.

Valmir Comin (PP) declarou que sempre acreditou no Orçamento Regionalizado. “As prioridades vêm sendo progressivamente executadas”, analisou. Comin ainda ressaltou a parceria do governo federal, que viabilizou o aporte de R$ 9 bi para investimentos no estado nos próximos anos. “É muito dinheiro”, comemorou. Comin ainda destacou a unidade suprapartidária dos políticos e empresários do Sul. “É o momento de nos unirmos, de reivindicarmos as obras estruturantes”, explicou.

Jailson Lima (PT) também elogiou o deputado Knaesel e os servidores do Legislativo responsáveis pela elaboração do OR. “Parabenizo-os pela resistência, está sendo uma verdadeira copa das confederações percorrer todas as regiões do estado”. O parlamentar ainda explicou que o Orçamento Regionalizado “representa a essência da democracia participativa, por que permite às comunidades discutirem suas prioridades”.

Participação do Vale do Braço do Norte
Prestigiaram a audiência pública os prefeitos de Braço do Norte e Armazém, o vice-prefeito de São Martinho, bem como de vereadores e secretários municipais desses municípios, além de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima.
Também compareceram representantes da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte, do Sindicato Rural de Braço do Norte, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da SDR local e das secretarias de Estado do Planejamento e da Fazenda.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar