Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2014 - 14h33min

Universidade Regional de Blumenau é homenageada pelo Legislativo catarinense

Imprimir Enviar

O Poder Legislativo catarinense homenageou na noite desta quarta-feira (07) a Universidade Regional de Blumenau pela passagem dos 50 anos de fundação. A sessão solene foi proposta pelo parlamentar blumenauense, Jean Kulhmann (PSD), ex-aluno da instituição.

Kulhmann destacou que a FURB “é muito mais do que um prédio com salas de aula. Mais do que tudo ela prepara cidadãos para a vida, para a construção do conhecimento”. Segundo o parlamentar, a instituição ajudou a desenvolver o Médio Vale do Itajaí. “Desejo que continue ajudando a construção da sociedade catarinense durante muitos anos mais”.

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi a primeira a ser construída fora da capital, em 1964, fruto de um movimento comunitário para tornar o acesso ao ensino superior no estado mais abrangente. Este objetivo continua em pauta ao longo dos seus 50 anos de existência, com mais de 40 mil profissionais graduados nos 57 cursos oferecidos em todas as áreas, desde humanas à área da saúde.

Nelson Santiago, secretário de Estado da Comunicação, também ex-aluno da FURB, representou o governador Raimundo Colombo  na ocasião e relatou que a universidade fez parte da sua vida quando, em 1989, iniciou a faculdade de administração, foi presidente do grêmio acadêmico, a seguir cursou pós-graduação latu senso e stricto senso e foi professor. “Como é importante a gente conseguir enxergar uma iniciativa como a criação desta universidade, que surgiu da comunidade e se fortaleceu nesse processo fazendo parte da sociedade”.

Conforme o secretário, a FURB nasceu e vive para a sociedade e é um exemplo de como iniciativas comunitárias transformam a sociedade que as criou. “Hoje o Médio Vale do Itajai é o que é pela atuação da universidade, pelos cérebros que alimentou. Ela é um modelo que deve ser lembrado dioturnamente”.

Empresas criadas dentro da FURB
O professor Vitor Fernando Sassi, ex-prefeito de Blumenau, professor universitário e um dos idealizadores da FURB, fez uma retrospectiva dos últimos 50 anos da instituição e afirmou lembrar até hoje dos primeiros 20 alunos do curso de ciências econômicas, primeira faculdade da instituicao. O professor rememorou, ainda, grandes empresas que foram criadas dentro da FURB, como a Ceval, a Cetil, entre outras.

De acordo com o pensamento de Sassi, o sucesso das universidades é medido por centenas e até milhares de anos de atuação, mas o estágio atual da FURB projeta um futuro grandioso. “Eu, que estou encerrando minhas atividades porque já cumpri minha missão, avalio que ainda tem muito o que ser feito e muito sucesso para alcançar, mesmo a despeito da falta de incentivo dos governos que não querem federalizar a universidade”, ressaltou.

O atual reitor, João Natel Machado, fez um resgate histórico e destacou que, no que pese as dificuldades da época, quando a ditadura censurava, prendia, matava, a FURB conseguiu se erguer em meio a tantas dificuldades. “Não por um querer do governo, mas por um querer coletivo, a FURB brotou de uma vontade da nossa comunidade para fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e as necessidades jurídicas e de saúde da população”.

Natel chamou atenção para o grande desafio de manter a qualidade das novas atividades e ampliar o caráter público e o acesso a um número maior de estudantes. “Alguns alunos só têm acesso a essa universidade por meio de programas antes garantidos pelo Fundo Social, como bolsas e auxílio de transporte e alimentação”.

O reitor fez um pedido ao governo do estado e à Alesc para que o Fundo Social, ferramenta de inclusão, seja retomado. "Faz um ano que não vigora, que as políticas públicas voltadas à educação, pela inclusão, não sejam descontinuadas".

Música durante a sessão
Ao final da sessão,  os presentes se emocionaram com a apresentação da FURB Jazz Band, orquestra inserida no contexto educacional, e do Quarteto de Cordas, ambos segmentos da Grande Orquestra da FURB, fundada em 1999 pelo maestro Frank Graf e o então reitor Egon Jose Scharamm, a partir do curso de licenciatura em música.

A orquestra, desde seu princípio, visa promover música de qualidade e favorecer a formação sociocultural de seus integrantes. Sendo uma orquestra inserida no contexto educacional, contribui para o desenvolvimento cultural da sociedade e a formaçãoo intelectual dos músicos participantes.

História da FURB
Criada sob a denominação de fundação, em 13 de fevereiro de 1986, o ensino superior mantido pela FURB foi reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação como universidade. Desde março de 1995, a Universidade Regional de Blumenau figura como instituição de ensino superior criada e mantida pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, incluída como órgão autônomo na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, uma instituição oficial de direito público, instituída pela Lei Complementar Municipal nº80.

A partir de 19 de março de 2010, por meio da Lei Complementar Municipal nº 743, a FURB passou a ser considerada autarquia municipal de regime especial, possuindo plena autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, conforme disciplina seu estatuto, nos termos do artigo 207 da Constituição Federal.

Homenageados
-  João Natel Machado – reitor.
- Centro de Comunicação, Artes e Letras, representado pela professora Marilene de Lima Schramm.
- Centro de Ciências Exatas e Naturais, representado pelo professor doutor Geraldo Moretto, diretor do centro.
- Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, representado pelo professor doutor Clovis Reis, diretor do centro.
- Centro de Ciências da Saúde, representado pelo professor doutor Claudio Laurentino Guimaraes, diretor do centro.
- Centro de Ciências Tecnológicas, representado pelo professor Adriano Peres.
- Escola Técnica do Vale do Itajai, representada pelo professor Vitor Cesar da Silva Nunes.
- Centro de Ciências Jurídicas, representado pela professora doutora Noemia Bohn, vice-diretora do centro.
- Centro de Ciências Sociais Aplicadas, representado pelo professor doutor Arnaldo Rosa de Andrade, diretor do centro.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar