Universidade chinesa de Henan propõe convênios com UFSC e Instituto Federal
Um protocolo de intenções para futuros convênios entre a Universidade de Henan, na China, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal (IFSC) foi firmado na tarde desta quinta-feira entre os reitores das instituições. O principal objetivo é o intercâmbio de estudantes entre os dois países.
O reitor da universidade chinesa, Guan Aihe, afirmou que o programa de bolsas de estudo da China para estudantes da América Latina prevê a oferta das passagens aéreas, hospedagem, alimentação, bolsa de estudo e seguro de previdência. “Queremos que os estudantes estudem a língua chinesa e nossa cultura”, disse Guan.
No Brasil, os chineses esperam oportunidades de estudo em ciências agrárias e biológicas e na área tecnológica. A Universidade de Henan tem cerca de 60 mil alunos e recebe 300 estudantes estrangeiros a cada ano. Santa Catarina e a província de Henan são estados irmãos desde 2002, por isso o interesse pelas instituições de ensino catarinenses.
A comitiva chinesa permanece no estado até sábado e ainda nesta sexta-feira os detalhes para os convênios devem ser acertados. O Brasil pode ser o primeiro país sul-americano a enviar estudantes para a Universidade de Henan, que mantém convênios com instituições de 60 países.
“O fator da língua é um dos principais limitadores com os países asiáticos. Por isso, vamos firmar mais este convênio para aumentar as oportunidades aos nossos estudantes”, garantiu a reitora da UFSC, Roselane Neckel. A universidade catarinense já mantém convênio com outras quatro instituições chinesas.
No IFSC, a comitiva foi recebida pela reitora Maria Clara Kaschny Schneider que também se propôs a aprofundar as relações com a universidade chinesa. “Nossos alunos já estudam em países como Estados Unidos, Alemanha e Canadá. É nosso interesse estabelecer parceria com a China e muito nos orgulha o interesse da Universidade de Henan”, destacou.
O deputado Jailson Lima (PT), que articulou a vinda dos educadores chineses ao Brasil, recebeu a comitiva na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira.
Rádio AL