Udesc vai participar de exposição na Semana de Design de Dubai
O curso de Design do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve três projetos selecionados para participar do Global Grad Show, exposição que reúne projetos de escolas de design de diversos países durante a Semana de Design de Dubai, nos Emirados Árabes. O evento será realizado entre os dias 24 e 29 de outubro, com 145 projetos de 30 países, realizados por estudantes de 50 universidades.
A Udesc foi indicada a participar da mostra pelo curador Brendan McGetrick, criador do Global Grad Show. Após uma curadoria interna, foram enviados para avaliação oito projetos que poderiam atender a temática do evento e três forma selecionados. “A seleção para o evento mostra que o nosso curso tem realizado um trabalho bem feito. Há bastante tempo temos atuado com todas as possibilidades de temáticas”, explicou a diretora-geral do Ceart, Gabriela Mager. A diretora representará a universidade no evento junto com o professor Célio Teodorico dos Santos. Os responsáveis pelos projetos (três alunos já formados) também foram convidados a participar.
Gabriela acredita que os contatos que serão realizados entre os professores e egressos da Udesc abrirão novas possibilidades de parcerias internacionais e convites. A Semana de Design de Dubai é um evento que se propõe a mostrar um panorama do design mundial a partir de uma visão de futuro construído por meio da inovação e da tecnologia. Somente outras duas universidades da América do Sul, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a PUC do Peru participarão da mostra.
Projeto Flint
Altino Alexandre Cordeiro Neto é um dos designers egressos do curso da Udesc que participarão da exposição. Em conjunto com os colegas André Leonardo Ramos e Marcos Furuya, ele desenvolveu o Flint, projetado para ser um dispositivo médico de baixo custo, destinado à reabilitação de pacientes que necessitam de treino de marcha. O equipamento pode ser utilizado no tratamento de deficiências motoras para restabelecer conexões neurológicas. Os equipamentos similares que existem são complexos e caros. “Nós buscamos uma alternativa mais simples, não tão cara. Ele é mais compacto, mais barato, e poderá ser utilizado em centros de reabilitação e clínicas de fisioterapia”, explicou o autor.
Semelhante a um carrinho, desenvolvido em metal e plástico, o produto tem ajustes para a altura do paciente, configurações de apoio de antebraço, um colete para correção da coluna, bem como botas ortopédicas articuladas para corrigir movimentos articulares das pernas. O Flint foi desenvolvido a partir de uma necessidade constatada pelos alunos em um trabalho de campo na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O equipamento está em fase de registro de patentes.
Escada modular para dunas
O designer Edmar Brusque, também egresso da Udesc, desenvolveu um sistema de escada modular para subir dunas de areia de forma facilitada. Encaixando vários módulos, o usuário pode fazer um lance de escadas para qualquer ângulo de inclinação. A escada modular foi projetada para auxiliar em esportes como o sandboard, mas o projeto tem potencial para aplicações médicas e militares, particularmente em situações de emergência.
Kosme
Desenvolvido por Leticia Ratkiewicz, Kosme é um aplicativo de astronomia para jovens estudantes que possibilita a observação astronômica. Após observar o céu noturno, o usuário navega pelo mapa apontando o aparelho para os objetos observados para colecioná-los. As coleções agrupam objetos astronômicos observáveis por categoria, fazendo com que o usuário compreenda padrões e assimile características e conceitos sem receber lições.
Agência AL