Udesc fixa prazos para isenção da taxa de inscrição para o vestibular de verão 2015
Os candidatos ao vestibular de verão de 2015 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que quiserem solicitar isenção da taxa de matrícula para o certame devem ficar atentos. A instituição estabeleceu o dia 1º de agosto como data limite para a solicitação do benefício por critérios socioeconômicos. Já para os doadores de sangue, o prazo é entre 4 e 22 de agosto. A portaria normativa já está disponível para consulta.
O benefício pode ser pedido por pessoas que já tenham finalizado o ensino médio ou estejam em fase de conclusão até a data da matrícula na Udesc. Quem obtiver a isenção deverá efetivar a participação no vestibular no período geral de inscrições, a partir de setembro.
Conforme a portaria, ficarão isentos pelo critério socioeconômico os interessados que comprovarem não ter condições financeiras de pagar a taxa. A medida, porém, não atinge aqueles que desejarem realizar as provas por experiência. “Além da análise da documentação, aos postulantes por critérios socioeconômicos serão analisados itens como a renda familiar. Já os doadores de sangue, terão que provar terem feito, no mínimo, três doações no período de um ano”, explica a coordenadora do vestibular, Rosângela Machado.
A solicitação deve ser feita por meio de formulário específico, acompanhado da documentação pessoal. A solicitação também pode ser entregue por um representante legal nas cidades listadas na portaria. Remessas pelo correio não serão aceitas. A comissão avaliadora do vestibular analisará as solicitações e poderá fazer visita domiciliar e/ou contato telefônico aos requerentes. A lista dos pedidos aprovados será divulgada na página oficial da Udesc a partir de 29 de agosto.
Obras literárias, cursos e edital
A relação das obras literárias para o vestibular de verão de 2015, que acontece no dia 16 de novembro, também já foi liberada pela Udesc. São cinco os livros listados:
- Antônio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa (orgs.), "Cronistas do descobrimento", Ática;
- Fernando Gabeira, "O que é isso, companheiro?", Codecri;
- Machado de Assis, "Várias histórias", Martin Claret;
- Milton Hatoum, "Relatos de um certo Oriente", Companhia das Letras;
- Rubem Fonseca, "Agosto", Nova Fronteira.
Já a relação dos cursos e o edital, serão publicados no primeiro dia do prazo geral de inscrições, em setembro. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular da Udesc pelos telefones (48) 3321-8098 e 3321-8147, das 13h às 19h, ou por mensagem para vestiba@udesc.br.
Quarta chamada do vestibular de inverno de 2014
A Udesc informa ainda que aos candidatos aprovados no vestibular de inverno de 2014, cuja quarta chamada foi divulgada no último dia 22, têm até esta quinta (24) para realizar a matrícula. O processo pode ser feito pessoalmente na secretaria de ensino do centro do curso escolhido, ou por meio um procurador legalmente constituído, com todos os documentos exigidos pelo edital. A instituição observa que os candidatos optantes pelo sistema de cota para negros precisam assinar uma autodeclaração.
Quem não comparecer à matrícula ou não apresentar toda a documentação listada, perderá o direito à vaga e será substituído pelos próximos candidatos da lista de espera, respeitando o programa de ações afirmativas da Udesc. De acordo com o cronograma da Coordenadoria do Vestibular, a universidade pode realizar até 12 chamadas se houver vagas não preenchidas. A última delas está marcada para 19 de agosto, o que permitirá ao estudante registrar frequência mínima de 75% nas disciplinas da primeira fase do curso.
A coordenadoria recomenda ainda aos candidatos da lista de espera que providenciem antecipadamente a documentação exigida pelo edital, tendo em vista que as aulas do segundo semestre letivo começam no dia 28 de julho.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Udesc.
Agência AL