Udesc desenvolve Operação Integração em municípios da Grande Florianópolis
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove até o dia 20 deste mês a Operação Integração, composta por uma série de atividades, como palestras, oficinas e minicursos, visando a aproximar o meio acadêmico da sociedade, proporcionando ainda o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. Promovido pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), o projeto acontece em dez municípios da Grande Florianópolis e em São Joaquim, no Planalto Serrano.
Esta é a quinta operação organizada pelo NER, que já percorreu as regiões do Contestado, em dezembro de 2010; Fronteira, em julho de 2011; Serrana, em dezembro de 2011; e Sul, em 2012. O evento é realizado simultaneamente nos municípios de Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Anitápolis, São Bonifácio e Governador Celso Ramos, além de São Joaquim, município que também demonstrou interesse em participar.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, professor Mayco Morais Nunes, o programa é uma oportunidade de aproximação entre a instituição e localidades que ainda não possuem uma unidade de ensino superior. “A Udesc ainda é pouco conhecida em grande parte dos municípios da Grande Florianópolis. Precisamos nos fazer mais presentes”.
Para o professor, a Operação Integração traz diversos benefícios aos acadêmicos envolvidos, ao proporcionar a aquisição de novos conhecimentos e experiências. ”O ensino não se faz somente dentro das academias, mas também pela interação com a comunidade. Com a Operação Integração, o estudante toma contato direto com a realidade do nosso país, possibilitando vivenciar novas experiências e aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade”.
Ao todo, a Operação Integração contempla oito áreas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia de produção. A procura para participar dos projetos, afirmou o coordenador do NER Udesc, professor Alfredo Balduíno Santos, tem sido grande. “Na edição deste ano, recebemos mais de 300 candidatos para as 140 vagas disponíveis na Udesc, entre estudantes de graduação e pós-graduação. Outros 60 alunos, de instituições parceiras complementam o grupo”.
Agência AL