Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/12/2013 - 18h22min

TVAL transmite programação em sinal digital aberto a partir desta quarta-feira

Imprimir Enviar
Estúdios da TVAL, em Florianópolis; programação poderá ser sintonizada inicialmente na Capital. Foto: Carlos Kilian/Agência AL

O lançamento oficial do sinal digital aberto da TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será realizado às 17 horas desta quarta-feira (11). A partir desta data, a população da Capital e parte da Grande Florianópolis passa a sintonizar gratuitamente o sinal da TVAL no canal 61.3 nos aparelhos de televisão com receptor digital.

Este é mais um passo do Parlamento catarinense na transparência e divulgação das ações que estão diretamente ligadas a toda sociedade catarinense. A liberação do sinal digital é em caráter experimental e o próximo passo é a interiorização da recepção da TVAL em toda Grande Florianópolis e demais regiões de Santa Catarina.

O presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), disse que a iniciativa visa socializar os assuntos do Parlamento. “Abrir este sinal para TV aberta é socializar, é permitir que milhares de outros catarinenses possam nos acompanhar, nos fiscalizar. Por que eu não tenho dúvidas que dessa forma o trabalho aqui no Parlamento vai ficar cada vez melhor”, acredita Ponticelli.

Até então, o sinal da TVAL chegava a 18 cidades através de operadoras de TV por assinatura. O primeiro vice-presidente da Casa, deputado Romildo Titon (PMDB), disse que é um passo importante que a Casa dá. “Aos poucos, vamos levar o sinal ao interior do estado”, afirma Titon.

Transparências para as TVs Legislativas
A abertura do sinal da TVAL foi possível graças à assinatura, em maio deste ano, de um acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados, em Brasília. Pelo acordo, o Legislativo federal comprou o transmissor digital e o doou para a Assembleia de Santa Catarina.

O objetivo é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo. No canal 63, é possível ainda optar por assistir a TV Senado, a TV Câmara e ainda a TV Câmara de Florianópolis.

Criada em 1999, hoje a TVAL tem uma grade com 14 programas, três telejornais ao vivo, além das transmissões ao vivo e gravadas das sessões ordinárias, especiais, solenes, reuniões das comissões técnicas, audiências públicas, seminários e outros eventos patrocinados ou apoiados pelo Poder Legislativo. (Com informações da TVAL)

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar