Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/12/2013 - 19h58min

TVAL inicia transmissão em sinal aberto; Assembleia terá rádio FM em 2014

Imprimir Enviar
Presidente da Assembleia, Joares Ponticelli, discursa durante a solenidade de lançamento do sinal aberto da TVAL. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), anunciou, durante a solenidade do início das transmissões da TVAL em sinal aberto, na tarde desta quarta-feira (11), que o Parlamento catarinense passará a contar com uma emissora de rádio FM na Grande Florianópolis em 2014. A previsão é que a emissora entre no ar já no primeiro semestre do próximo ano.

A rádio vai retransmitir para a Grande Florianópolis a programação da Rádio AL, que atualmente é sintonizada pela internet, no site da Assembleia. Para isso, segundo Ponticelli, o transmissor e a antena serão instalados em Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis. 

O início das transmissões da TVAL em sinal aberto contou com a presença de deputados, diretores de comunicação das câmaras municipais, representantes da Câmara Federal, ex-parlamentares e imprensa. Na solenidade, Ponticelli afirmou que a abertura do sinal é uma resposta do Parlamento aos protestos de junho. “Vamos tornar ainda mais transparente o trabalho do Legislativo. Os cidadãos vão ter a oportunidade de nos fiscalizar mais, se saber o que seus deputados estão fazendo”, disse.

O presidente ressaltou o apoio dos 40 deputados catarinenses na implantação do sinal aberto, em especial de Gilmar Knaesel (PSDB), que era o chefe do Legislativo à época do lançamento da TVAL, em 1999; e de Jailson Lima e Ana Paula Lima, ambos do PT, que participaram das conversações com a Câmara dos Deputados, no convênio que permitiu a doação do transmissor para a TVAL.  “O desafio, daqui pra frente, será ampliar o sinal aberto para outras regiões do estado”, completou.

Gilmar Knaesel destacou a importância da TV da Assembleia de Santa Catarina para o fortalecimento do Parlamento. “É uma fonte de informação para muitos veículos de comunicação do estado”, disse.

O diretor de Comunicação Social do Legislativo, André Fretta May, considera que a iniciativa a abertura de sinal é de extrema importância para o amadurecimento da democracia. “Mais pessoas terão oportunidade de ver o que acontece na Assembleia, entendendo o que significa esse Poder e a sua importância para a população”, disse.

Como sintonizar
Segundo a coordenadora da TVAL, Suelen Costa, o sinal aberto da emissora legislativa estará disponível inicialmente para Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. Os telespectadores poderão acompanhar a programação pelo canal 61.3. Para isso, é necessário que o aparelho de TV e a antena estejam preparados para captar o sinal digital.

A TVAL segue exibindo sua programação também via antena parabólica, TV a Cabo e internet, no site da Assembleia.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar