Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2021 - 13h20min

TVAL estreia programas focados em conteúdo multimídia

Imprimir Enviar
O Conecta, uma das novidades da programação, estreou nesta semana. FOTO: Adriano Piekas/TVAL

A TVAL, a TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, estreia a partir deste mês uma nova programação. Além de divulgar as atividades dos deputados e do Parlamento estadual, a grade dará mais espaço a programas com conteúdo multimídia, desenvolvidos em conjunto com as redes sociais, com uma linguagem mais leve.

O primeiro programa a estrear foi o Conecta, que desde o dia 15 de março vem sendo transmitido pela emissora e pelos canais da Assembleia no Youtube e Facebook, informa o coordenador da TVAL, Adriano Piekas. “A proposta do Conecta é contextualizar as ações do dia-a-dia da Assembleia Legislativa, com a apresentação de projetos em discussão nas comissões, votações no plenário, sabatinas e a realização de audiências públicas.”

Piekas explica que as mudanças na programação ocorrem devido ao público querer algo mais dinâmico e mais leve, com possibilidade de feedback do público. “A ideia é de estarmos ao vivo na programação e o telespectador enviar uma pergunta e o programa apresentar essa resposta, numa comunicação mais horizontal.”

O Conecta tem duração de 15 minutos e vai ao ar de segunda a quarta, a partir das 13h45, e às quintas e sextas, às 8h45. O programa conta com dois apresentadores e a participação da equipe das Redes Sociais do Legislativo, que destacam o que está movimentando as mídias digitais e que tem relação direta com o cidadão catarinense.

Mais novidades
Outros programas vão estrear na programação, a partir de abril. Eles ainda estão em fase de conclusão e seguem o modelo de conteúdos mais multimídia, com tempo médio de dez minutos. O programa “Fala Deputado”, que atualmente tem 30 minutos passará a ter dez minutos.

“Com 30 minutos, a média era de que um deputado ocupasse o espaço uma vez por ano. Agora, com essa mudança, serão a cada três meses e o seu conteúdo poderá ser divulgado nas redes sociais da Alesc e na Rádio AL”, explica o coordenador.

Haverá também uma atração voltada ao público jovem. Com linguagem leve, a proposta é levar o que o Parlamento está discutindo em favor dos jovens, buscando uma maior aproximação com esse público. “Será um programa mais participativo.”

Também previsto para abril, haverá um novo programa de dez minutos que apresentará o lado “fora da política” de cada um dos parlamentares, mostrando quais os temas que os deputados gostam e atuam fora de sua rotina política. “Humanizando o parlamentar, mostrando que ele gosta de alguma atividade além da política.”

Outro programa que vai estrear em abril é o que dará um minuto de opinião aos deputados. Cada um dos 40 deputados receberá um tema e terá um minuto para falar a respeito. “Serão vários temas trabalhados, mas ouvindo todos sobre esse mesmo tema.”

Para o período do pós-pandemia, também haverá uma nova atração que mostrará um dia de trabalho dos deputados fora da Alesc, desmistificando a ideia de que eles “só trabalham” quando estão no Parlamento. O objetivo é mostrar a rotina nas bases, onde o deputado colhe sugestões para seus projetos e atuação parlamentar.

Saiba mais
A transmissão ao vivo das sessões plenárias, das reuniões das comissões permanentes e de audiências públicas realizadas pela Assembleia prossegue normalmente. A TVAL pode ser sintonizada pela TV a cabo, em 18 municípios catarinenses. Na Grande Florianópolis, está disponível, também, em sinal aberto, pelo canal 11.3. A programação também pode ser conferida ao vivo, no site da TVAL.

Voltar