TVAL estreia programa Fragmentos da História com Colombo Salles
O ex-governador de Santa Catarina, Colombo Machado Salles, é o entrevistado da primeira edição do programa Fragmentos da História, que a TV AL estreia na segunda-feira (6), a partir das 18h50, logo após o Jornal da Assembleia.
A proposta do novo programa é apresentar ao telespectador a percepção de personalidades sobre trechos da história de Santa Catarina que elas ajudaram a construir. Com duração de 15 minutos em edições quinzenais, o programa traz entrevistas descontraídas em que políticos, escritores, educadores e esportistas, entre outras figuras de destaque da sociedade catarinense, contam episódios da vida pessoal e relembram fatos que marcaram época no estado.
O primeiro entrevistado, Colombo Salles, foi governador de Santa Catarina entre 1971 e 1975, em plena ditadura militar. Sem eleições diretas, Salles foi indicado ao cargo pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici. Soube da indicação enquanto ministrava aula inaugural em uma universidade paulista e questionou a escolha por não ter carreira política, mas entrou para a história como o dirigente do estado que construiu a segunda ponte que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, a qual ganhou seu nome por iniciativa da Assembleia Legislativa.
Entre outras realizações, Colombo Salles ampliou a malha rodoviária do estado e o sistema de telefonia. Natural de Laguna, o engenheiro de portos, rios e canais que não queria ser governador conseguiu, em quatro anos, colocar em prática o Projeto Catarinense de Desenvolvimento elaborado no início do mandato.
Na entrevista, o ex-governador relembra também a vida em família, o casamento com dona Daysi, a relação com filhos e netos e revela o lado poeta em versos escritos para a esposa. “Incluir um programa como este na grade de programação é uma forma de resgatar e preservar a história de Santa Catarina”, afirma a coordenadora de TVAL, Suelen Costa. O programa Fragmentos da História tem roteiro, entrevista e edição de texto da jornalista Maria Helena Saris, produção da jornalista Cláudia Alves e edição de imagens e finalização de Kátia Manza.