Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/08/2022 - 15h50min

TVAL estreia programa dedicado à cultura catarinense

Imprimir Enviar
Na estreia, o Cultura Catarina recebe o músico Wilson Rodrigues Costa, o Sabarah
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A TVAL, a TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), estreia nesta quinta-feira (11), às 21 horas, uma atração para estimular, apoiar e valorizar a arte, a cultura e os artistas que atuam em áreas como música, artes visuais, teatro, cinema, dança e literatura. O programa Cultura Catarina vai apresentar entrevistas com personalidades ligadas ao setor cultural, que vão compartilhar histórias, experiências e mostrar um pouco de suas produções.

No programa de estreia, o Cultura Catarina recebe o músico Wilson Rodrigues Costa, conhecido como Sabarah. Ex-jogador de futebol com passagens pelo Avaí e Figueirense, Sabarah é intérprete de samba-enredo da escola Unidos da Coloninha, onde foi um dos primeiros mestres-salas mirins.

Em meados da década de 90, Sabarah participou do grupo de samba Senti firmeza, que ficou conhecido nacionalmente. Mais recentemente, no início de 2022, ele foi selecionado para o The Voice Mais, um reality show de música transmitido para todo o Brasil, sendo um dos finalistas. 

A segunda edição do Cultura Catarina, que será exibida em 25 de agosto, destacará o artista visual Rodrigo Rizo. Nascido em São Paulo, o grafiteiro mora em Florianópolis há quase duas décadas. É conhecido pelos camaleões coloridos espalhados pelos muros de Florianópolis, e também é o autor de três grandes murais que colorem o centro da capital catarinense: “Cruz e Sousa”, nos jardins do Museu Histórico de Santa Catarina, “Meyer Filho” e “Natureza do Desterro”, ambos na tradicional Rua Felipe Schmidt.

O programa é comandado pela jornalista Deluana Buss. Nascida em Joinville, ela é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já atuou como repórter nos jornais O Estado e A Notícia, onde fazia reportagens para o suplemento cultural Anexo. Também já foi responsável pelas assessorias de comunicação social da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Catarinense de Cultura. Desde 2010 integra a equipe de comunicação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sempre atuando na TVAL.

A coordenadora da TVAL, a jornalista Gicieli Dalpiaz, ressalta que a emissora sempre se destacou pelo conteúdo que promove Santa Catarina e já recebeu várias premiações por isso. “Vamos continuar prestando serviço sobre o Parlamento, mas vamos ampliar o espaço pra veicular conteúdos que valorizam a história, a cultura, a tradição de nossa gente e que mostram o protagonismo de Santa Catarina nos mais variados aspectos.”

A atração irá ao ar às quintas-feiras, às 20 horas, com reprises ao longo da semana. As edições ficarão disponíveis no canal da Assembleia Legislativa no YouTube.
 
Saiba mais
A TVAL pode ser sintonizada pela TV a cabo em 18 municípios catarinenses. Em sinal aberto, está disponível na Grande Florianópolis, pelo canal 11.3; em Blumenau, pelo canal 43.3; e em São José, pelo canal 10.3. A programação também pode ser conferida ao vivo, no site da TVAL.

Voltar