Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/10/2015 - 16h05min

TVAL completa 16 anos de olho na ampliação do jornalismo

Imprimir Enviar
Gilmar Knaesel, então presidente da Alesc, discursa na inaguração da TVAL, em 1999. FOTO: Agência AL/Arquivo

Com foco na ampliação da programação jornalística voltada à divulgação das informações do Parlamento catarinense, a TVAL, a TV da Assembleia Legislativa, comemora no domingo (25) seu 16º aniversário. Criada em 1999, a emissora foi a segunda do gênero no país e se transformou em referência para a comunicação dos demais parlamentos estaduais e na produção de reportagens especiais, finalista de várias premiações jornalísticas nacionais.

De acordo com o chefe de Jornalismo da TVAL, Jucinei Cardoso, a emissora conta atualmente com três telejornais diários e um especial semanal sobre as atividades parlamentares, mas o objetivo é ampliar a quantidade e a duração das inserções jornalísticas na programação.

“Será mais espaço para trabalhar as questões relacionadas ao Legislativo e fazer com que as pessoas que acompanham a Assembleia tenham um entendimento melhor do que acontece aqui”, explica Jucinei. “Nossa intenção não é apenas informar, mas ajudar na interpretação de algumas notícias que são distantes da realidade das pessoas.”

Para isso, a TVAL tem buscado ampliar sua abrangência no estado. Além da expansão para o sinal aberto, a emissora legislativa fecha parcerias com as TVs das câmaras municipais catarinenses. Neste ano, as câmaras de Criciúma e Rio do Sul assinaram convênios com a TVAL.

“Não se trata só de levar a informação do que acontece na Assembleia, mas trazer para dentro da Assembleia o que as pessoas querem, o que as pessoas esperam, e a TVAL é uma grande porta para trazer a sociedade para mais próximo da atividade parlamentar”, explica a Diretora de Comunicação Social da Alesc, Thamy Soligo.

História
Há 16 anos, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina criou a segunda emissora de TV do Legislativo estadual no país – a primeira havia sido criada em 1995, em Minas Gerais. A TVAL foi oficialmente implantada no dia 25 de outubro de 1999. No início, contava com uma equipe pequena e utilizava equipamentos alugados. As sessões e reuniões de comissões eram gravadas e exibidas na sequência. Os programas foram implantados aos poucos, um deles, o Fala Deputado, conquistou espaço e permanece até hoje na grade de programação.

“A TV Assembleia inicia modestamente, com poucos recursos de produção, mas com o desejo de aproximar e abrir o debate com os catarinenses, que a partir de agora poderão acompanhar e opinar sobre o trabalho de seus representantes”, declarou o então presidente da Assembleia, Gilmar Knaesel, durante a inauguração.

Hoje, a TVAL conta com programas diversificados, exibe três telejornais diários ao vivo, transmite as sessões, reuniões de comissões, seminários e audiências públicas. Até dezembro de 2013, transmitia via TV a cabo e internet. Em maio de 2013, a Mesa da Assembleia Legislativa assinou acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados na chamada Rede Legislativa Nacional e hoje a TVAL  transmite em sinal aberto para a região da Grande Florianópolis.

(com informações de Maria Helena Saris, da TVAL)

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar