Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/12/2013 - 15h40min

TVAL começa a transmitir em sinal digital aberto a partir de 11 de dezembro

Imprimir Enviar
Estúdios da TVAL, em Florianópolis; programação poderá ser sintonizada inicialmente na Capital. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A TVAL, emissora de TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, começa a transmitir sua programação através de sinal digital aberto dia 11 de dezembro, primeiramente para a capital e parte da Grande Florianópolis. Aqueles cidadãos que possuem aparelho de televisão com receptor digital sintonizarão a TVAL no canal 61 da tevê aberta, que disponibilizará quatro opções de canais legislativos: a TV Senado, a TV Câmara, a TVAL e, no caso da capital, a tevê da Câmara Municipal.

Segundo Suelen Costa, coordenadora da TVAL, no início a transmissão será em caráter experimental, com antena fixada no alto do Morro da Cruz. “Vai garantir mais transparência aos atos do parlamento”, justificou. Conforme explicou Valdir Maurício Dias, chefe de operações da TVAL, o sinal cobrirá um raio de 10 km. “Em alguns bairros da capital, como o Rio Vermelho, por exemplo, o sinal não chegará por causa do relevo”, descreveu.

Posteriormente, com a aquisição de novos equipamentos, como Gap-Fillers, que são reforços para áreas de sombras, o sinal chegará às regiões da Grande Florianópolis que têm relevo acidentado. Da mesma forma, será possível interiorizar ainda mais a recepção à TVAL. “Hoje tem sinal em Joaçaba e Lages, mas Curitibanos e Campos Novos não”, afirmou Suelen, acrescentando que o próximo passo é a ampliação do sinal para todo o território barriga verde. Atualmente TVAL chega até 18 cidades via tevê a cabo.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), a medida será um passo importante para a transparência e a socialização dos assuntos legislativos. “O cidadão vai poder acompanhar no dia a dia o que o seu representante está fazendo no Parlamento”, resumiu.

A abertura do sinal da TVAL foi possível graças à assinatura, em maio deste ano, de um acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados, em Brasília. Pelo acordo, o Legislativo federal comprou o transmissor digital e o doou para a Assembleia de Santa Catarina. O objetivo é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo.

A TVAL
Criada em 1999, hoje a TVAL tem uma grade com 14 programas, três telejornais ao vivo, além das transmissões ao vivo e gravadas das sessões ordinárias, solenes, reuniões das comissões técnicas, audiências públicas, seminários e outros eventos patrocinados ou apoiados pelo Poder Legislativo.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar