Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/09/2022 - 16h41min

TVAL, Agência AL e Rádio AL farão cobertura especial das eleições no domingo (2)

Imprimir Enviar
Veículos de comunicação da Alesc farão cobertura especial das eleições deste domingo (2)
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Agência AL, TVAL e Rádio AL), com a participação das mídias sociais (@assembleiasc), vão fazer uma cobertura especial das Eleições 2022 no Estado, neste domingo (2), com quase 10 horas de programação ao vivo, análises e reportagens.

Para manter os catarinenses informados sobre o processo eleitoral no Estado, a Casa manterá equipes de reportagens nos principais seções eleitorais de Florianópolis e também no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), para acompanhar o processo de votação e a apuração dos votos, com acompanhamento das redes sociais da Alesc, que vão veicular informações em tempo real.

A diretora de Comunicação Social, jornalista Lúcia Helena Vieira, destaca que os cidadãos têm interesse e também o direito de acompanhar o andamento das eleições em Santa Catarina. “Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa estarão mobilizados para levar todas as informações sobre o processo de votação e apuração, sobre o movimento nas ruas nos maiores municípios e também sobre todo o esforço do TRE catarinense para que tudo funcione com segurança e transparência, para que a população acompanhe em tempo real esse, que é o mais significativo evento das democracias.”

Na TVAL, informa a coordenadora, jornalista Gicieli Dalpiaz, a cobertura ao vivo inicia às 7h30 do domingo, com informações sobre a votação, com transmissão via internet, TV a cabo (nas principais cidades do estado) e em sinal aberto na Grande Florianópolis e em Blumenau. Análises serão apresentadas pelos professores Daniel Pinheiro e Adelcio Machado e pelo ex-governador Paulo Afonso Vieira (veja a agenda completa abaixo).

A TV também terá equipes que trarão informações ao vivo da sede do TRE-SC, em Florianópolis, e correspondentes espalhados pelo estado. “Após às 17 horas, com o fechamento das urnas, o enfoque será na divulgação e na análise dos resultados em Santa Catarina, além da definição da composição da próxima legislatura da Assembleia, tudo ao vivo, até o encerramento e divulgação do resultado final pelo TRE”, destaca.

O gerente das Redes Sociais do Parlamento, jornalista Rony Ramos, explica que, junto com os veículos de comunicação da Assembleia, a equipe da Gerência de Redes Sociais também vai trazer as principais informações das eleições no Instagram, Twitter, Facebook e pelo WhatsApp. “Os bastidores da cobertura e as informações em tempo real vão estar especialmente nos Stories e no Twitter da Alesc. Procure por @assembleiasc para acompanhar.”

A Rádio AL vai veicular boletins sobre a votação em todo o Estado no decorrer do domingo. Após a totalização dos votos, o ouvinte poderá acompanhar reportagens sobre os deputados estaduais eleitos, a renovação do Parlamento, a definição das bancadas partidárias, a participação das mulheres e a representação por região. “O material será distribuído para as emissoras de rádio catarinenses e também ficará disponível para download no endereço radio.alesc.sc.gov.br”, destaca a coordenadora da emissora, Suelen Costa.

Já a Agência AL, diz o coordenador de imprensa, jornalista Nikolas Stefanovich, veiculará reportagens e material fotográfico sobre o dia da votação e a movimentação no TRE-SC, além de apresentar, de forma detalhada, o resultado das eleições, a composição do Parlamento, os novos deputados e o tamanho das bancadas da próxima legislatura. “Todo material estará disponível para a leitura e download na página da Agência. Nossa produção jornalística (fotos, textos e infográficos) da cobertura completa do dia da votação, com foco na eleição estadual, também será disponibilizada para os veículos de comunicação de todo o Estado, numa ação conjunta com a Sala de Imprensa do Parlamento catarinense.”

Depois do pleito, a Agência AL produzirá uma série de reportagens sobre os deputados eleitos e a composição da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a partir de 2023. Todo o material estará disponível para download para uso editorial no endereço agenciaal.alesc.sc.gov.br.

Atendimento à imprensa
A Assessoria de Comunicação da Assembleia também estará de plantão no domingo, o dia todo, para atender a imprensa com informações sobre as eleições para o Parlamento catarinense, além do envio de material jornalístico sobre os eleitos para a próxima legislatura. Mais informações pelo telefone (48) 3221-2621 ou pelo Whatsapp (48) 9609-6304.

Confira a programação da TVAL no domingo (2):

  • 7h30 – Início da transmissão ao vivo, diretamente do Plenário da Assembleia Legislativa, com as principais informações sobre a votação em Santa Catarina, boletins e flashes ao vivo da sede do TRE-SC e do hall do parlamento, onde acontece a auditoria das urnas. Também haverá a participação de jornalistas convidados e de Câmaras Municipais parceiras, que trarão informações sobre as eleições em diversos municípios catarinenses.
  • 9 horas – Entrevista ao vivo com o cientista político Daniel Pinheiro, que fará uma análise do cenário das eleições em Santa Catarina e dos desdobramentos do pleito eleitoral.
  • 14 horas – Participação do ex-governador Paulo Afonso Evangelista Vieira, que irá contextualizar as eleições de 2022 e traçar um paralelo com os pleitos anteriores, em uma leitura histórica sobre o processo democrático em Santa Catarina.
  • 17 horas – Apuração dos votos com informações ao vivo do TRE-SC e avaliação dos números pelos jornalistas Marcelo Espinoza e Maria Helena Pereira, além da participação do especialista em Direito Eleitoral e professor universitário, Adélcio Machado dos Santos.

Como sintonizar a TVAL
A TVAL pode ser sintonizada pela TV a cabo, em 18 municípios catarinenses. Na Grande Florianópolis, está disponível, também, em sinal aberto, pelo canal 11.3, em Blumenau pelo canal 43.3 e em São José pelo canal 10.3. A programação também pode ser conferida ao vivo, no site da TVAL e no canal da Assembleia Legislativa no Youtube.

Voltar