TV do Legislativo é finalista do Prêmio Estácio de Jornalismo
A TVAL, emissora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que já acumula mais de 10 prêmios ao longo de sua atuação, é finalista do Prêmio Estácio de Jornalismo - edição 2015. A TVAL disputa o prêmio regional com a TV Globo e a TV Record, com a matéria “No Rastro dos Pterossauros” de autoria da equipe formada por Jucinei Cardoso, Juliana Jendiroba, Lucas Giron, Gentil Junior e Luiz Assis. A entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá no dia 30 de setembro, durante cerimônia no Rio de Janeiro.
A quinta edição superou o número de trabalhos inscritos nas categorias Impresso (Jornal e Revista), Televisão, Rádio e Internet. Com 333 reportagens concorrentes, a edição 2015 registrou um aumento de 26,8% em relação ao prêmio de 2014, que havia recebido o maior número de inscrições (261). No total, 151 veículos de imprensa de 23 estados e do Distrito Federal participaram este ano, totalizando mais de mil reportagens jornalísticas nas cinco edições em todas as categorias.
Nesta edição, 100% dos jornalistas inscreveram suas reportagens pela plataforma de inscrição online. Disponibilizada desde 2014, a plataforma foi criada para facilitar a participação dos jornalistas. Nela, o candidato pôde fazer, além do cadastro, o envio remoto da reportagem.
Os finalistas foram definidos por uma comissão composta por professores de jornalismo da Estácio de todas as regiões geográficas do país. Os jurados que irão escolher os nove vencedores da edição 2015 são:
- Cristiane Correa – Jornalista e palestrante, especializada nas áreas de Negócios e Gestão. É autora do best seller Sonho Grande, que conta a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Seu segundo livro, que acaba de ser lançado, é uma biografia sobre o empresário Abílio Diniz. Graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero e com especialização em Publishing pela Universidade Yale, Cristiane trabalhou por mais de uma década na revista Exame.
- Gilberto Dimenstein – Foi diretor da Folha de S. Paulo na sucursal de Brasília e correspondente internacional em Nova York, além de ter trabalhado em veículos como o Jornal do Brasil, Correio Braziliense e revista Veja. Dimenstein foi apontado pela revista Época em 2007 como uma das 100 figuras mais influentes do país. É o idealizador do site Catraca Livre e foi vencedor de dois Prêmios Esso de Jornalismo.
- Gustavo Ioschpe – É economista e tem mestrado em Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Yale. Foi colunista do jornal Folha de S.Paulo e, atualmente, é colunista da revista Veja. Em seus artigos, Ioschpe analisa a educação brasileira através da economia da educação. Participa de algumas das mais importantes organizações não-governamentais brasileiras ligadas à área da educação, como o Compromisso Todos pela Educação e o Instituto Ayrton Senna, entre outras.
- Heródoto Barbeiro – Antes de atuar como jornalista, foi professor durante 25 anos de história contemporânea. No jornalismo, Heródoto trabalhou na TV Gazeta e participou da criação da rádio CBN, onde foi âncora e gerente de jornalismo. Na TV Cultura, onde esteve por 17 anos, foi apresentador de vários programas, entre eles o Roda Viva. Desde 2011, Heródoto é âncora e editor-chefe na Record News.
- Ilona Becskeházy – Atua desde 1996 no desenho e implementação de projetos de educação. É mestre em Educação pela PUC-Rio e doutoranda em Educação pela USP. Atua como consultora e é colunista do boletim Missão Aluno, no ar todas as segundas em rede nacional na Rádio CBN, e da Revista Gestão Educacional.