27/10/2009 - 17h17min
TV Assembleia Legislativa comemora 10 anos
Os 10 anos da TV Assembleia Legislativa (TV AL), completados no domingo, foram comemorados hoje (27) com uma homenagem feita pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI). O presidente da ACI, Ademir Arnon, entregou uma placa comemorativa à Diretora de Comunicação Social da Casa, Lúcia Helena Vieira, e à coordenadora da TV AL, Maria Helena Pereira.
Arnon afirmou que a homenagem feita a TV AL traduz a admiração e o respeito da Associação para com a TV. “A TV Assembleia melhora o Parlamento e melhora a informação. Posso afirmar que é um divisor de águas.”
Em nome do presidente da Casa, deputado Jorginho Mello (PSDB), o vice-presidente, deputado Gelson Merísio (DEM), agradeceu o gesto e falou que a homenagem deve ser feita aos funcionários. “A TV AL não é um instrumento para competir com os outros canais, mas, sim, para garantir informações sobre a política estadual. Por sermos uma Casa plural, também somos e devemos continuar plurais na informação”, falou.
A TV Assembleia Legislativa iniciou seus trabalhos em 1999 com duas horas diárias de programação a cabo, repetidas 24 horas por dia e transmitidas pela NET (canal 16) e pela TVA (canal 21). Para comemorar os 10 anos, em agosto deste ano, a TVAL estreou novos cenários, programas e vinhetas. Mantendo o jornalismo como destaque, a emissora agora produz três telejornais ao vivo durante a semana: o Primeira Hora, às 7h50min, o Jornal da Tarde, às 12h45min e o Jornal da Assembleia, às 18h30min
Segundo a coordenadora da TVAL, o sinal da emissora está em 16 cidades catarinenses com TV a cabo e em todos os municípios através do uso da antena parabólica. “Com o objetivo de acompanhar a evolução do jornalismo, especificamente do telejornalismo, a nova programação traz uma linguagem moderna e diferenciada.” No início dos trabalhos, o canal só alcançava a região da Grande Florianópolis. Programetes como o “Centro de Memória”, “Cerimonial em Foco” e “Fique Ligado”, também foram inseridos no novo formato da TV AL.
Maria Helena ressaltou que não há um número exato de programas já que a emissora mantém as transmissões ao vivo das sessões ordinárias, sessões especiais e solenes, além das principais reuniões das comissões, além de fazer a cobertura das audiências públicas e demais eventos promovidos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)
Depoimentos
Durante a sessão ordinária de hoje, diversos parlamentares parabenizaram a TV AL pelos 10 anos de existência:
Deputado Joares Ponticelli (PP) – “Parabéns pelos 10 anos de trabalho árduo. Que possamos vê-la em canal aberto o quanto antes.”
Deputado Carlos Chiodini (PMDB) – “São 10 anos levando aos catarinenses de 16 cidades os trabalhos desse Parlamento.”
Deputado Antônio Aguiar (PMDB) – “Parabéns pelo trabalho realizado até agora. São 10 anos de sucesso e informação.”
Deputado Padre Círio Vandresen (PT) – “Foram anos de serviços prestados em prol do estado. Que continue cumprindo seu papel.”
Deputado Kennedy Nunes (PP) – “Parabéns à equipe da TV AL, que faz grandes trabalhos pelo Parlamento catarinense.”
Deputada Ada Faraco De Luca (PMDB) – “A TV AL é um canal que mostra com respeito, responsabilidade e transparência os trabalhos realizados pela Casa. Por isso é motivo de bom trabalho.”
Deputado José Natal Pereira (PSDB) – “A TV AL é de extrema importância para Santa Catarina. Parabéns pelo bom trabalho realizado nestes 10 anos de existência.”