19/06/2012 - 18h29min
Turismo e lazer para a pessoa idosa é tema de livro
Turismo e Lazer para a Pessoa Idosa é o título do livro lançado na noite desta terça-feira (19), no Hall da Assembleia Legislativa. A obra coletiva é resultante da tese de doutorado da catarinense Edna de Liz, no Programa de Mestrado e Doutorado de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
A percepção do idoso sobre a imagem do envelhecimento e sua relação com o lazer veiculada pela mídia foi o tema da tese que despertou o interesse de mais 24 escritores de áreas distintas. Profissionais das áreas de saúde, psicologia, direito e geografia humana, além da área de turismo e hotelaria foram os co-autores do projeto que teve orientação da doutora em turismo e hotelaria, Doris Ruschmann, professora da Universidade de São Paulo.
Os autores já foram procurados por pesquisadores de Portugal e Estados Unidos para a publicação nestes países. Segundo Doris, não existem nos países da Europa e Estados Unidos pesquisas com foco neste tema, apesar da expectativa de vida estar aumentando.
Edna de Liz verificou, durante a pesquisa, que os idosos brasileiros viajam de duas a três vezes por ano, independente de classe econômica. “As viagens internacionais e nacionais mais longas são aproveitadas pelos que dispõem de mais recursos financeiros, mas os de menor recurso também curtem seu tempo livre fazendo viagens regionais, muitas subsidiadas por prefeituras”.
Em relação à época do ano, a pesquisa apontou que finais de semana e alta temporada são os períodos menos procurados. “Essa faixa etária prefere viajar durante a semana e passar os finais de semana com a família e contar com tratamento personalizado, sem filas ou tumulto”, afirmou Edna.
Plano de Desenvolvimento Integrado para o Lazer Catarinense
Através da Ruschmann Consultores e Projetos, Doris Ruschmann foi a responsável pela realização do Plano de Desenvolvimento Integrado para o Lazer Catarinense (PDIL), que virou Lei Estadual em 2006 e elevou Santa Catarina ao patamar de estado modelo no país. O estado foi o primeiro a criar um Plano de Desenvolvimento para o Turismo, a Cultura e o Esporte, de forma integrada. (Michelle Dias)