Tubarão se prepara para receber o XV Congresso Estadual das Apaes em maio
Cerca de 1.500 profissionais que atuam com deficientes físicos em Santa Catarina devem participar do Congresso Estadual das Apaes em Tubarão, de 21 a 23 de maio. A 15ª edição do evento será realizada no Sul do estado com apoio da Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Sem o apoio da Assembleia e da Comissão não poderíamos realizar um evento desse porte e tão importante para quem trabalha com nossos alunos”, afirmou Noilda Fogaça, presidente da Apae de Tubarão. Serão 28 palestrantes e 16 minicursos que abordarão os mais variados temas que envolvem o universo dos deficientes.
Julio César de Aguiar, presidente da Federação das Apaes, organizadora do evento, afirmou que há uma grande demanda sobre informação e conhecimento dos profissionais que atendem os alunos nas associações em todo o estado. “Precisamos estabelecer um currículo específico para nossos alunos. Isso é de fundamental importância para que as Apaes não sejam apenas um depósito”, refletiu Aguiar.
O custo da participação no congresso é de R$ 240. Inscrições e informações aqui. A estrutura da Unisul de Tubarão será utilizada para palestras e minicursos conforme programação. Paralelo ao evento serão realizados o II Encontro de Presidentes das Apaes e o VI Fórum de Autodefensores (alunos escolhidos em cada Apae como porta-vozes da instituição).
O deputado José Nei Ascari (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a necessidade de parcerias para o desenvolvimento de ações em favor dos deficientes. “Estamos fazendo parcerias valiosas como essa, para a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência”, declarou Ascari.
Santa Catarina tem 190 Apaes atendendo 18 mil alunos e outras 5 constituídas.
Rádio AL