TJSC comemora 123 anos e celebra jubileu de 25 anos do STJ
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu, na tarde desta quinta-feira (9), sessão solene pela passagem dos 123 anos da instituição e homenageou o jubileu de 25 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O TJ catarinense foi instalado em 1º de outubro de 1891. Durante a solenidade, vários ministros catarinenses do STJ receberam homenagens, ao lado do também catarinense, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.
O presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, ressaltou a busca constante pela excelência da corte visando à melhora dos serviços prestados aos catarinenses.
“Nós estamos sob a égide da Constituição da República há 25 anos, e o TJSC e o Poder Judiciário estão absolutamente sintonizados com as tendências dos novos direitos e com a afirmação dos direitos fundamentais. Estão a serviço da população para que possamos prestar a melhor Justiça e o melhor serviço com mais eficiência, eficácia e rapidez”, declarou Schaefer Martins.
O ministro Teori Zavascki afirmou que o Tribunal de Justiça catarinense é exemplo para todo país, em termos de boa organização e bom funcionamento. “É um tribunal que tem sido modelar em vários sentidos, inclusive no modo como se administra, e como administra seus recursos, e consegue superar problemas que em outros estados não se consegue. Sem falar na qualidade de seus julgamentos”, elogiou o ministro do STF.
Homenagens
O presidente do STJ, Francisco Falcão, participou da solenidade e recebeu homenagens do TJSC. Também foram homenageados os ministros catarinenses do STJ, Jorge Mussi, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Newton Trisotto, Paulo Benjamin Fragoso Gallotti (aposentado), Hélio de Melo Mosimann (aposentado) e Luiz Octavio Pires (in memoriam).
“Santa Catarina hoje celebra este momento porque esse não é um momento só da Justiça e sim, também, um momento da sociedade”, frisou o presidente do TJSC.
Rádio AL