TRE-SC promoverá mutirão para intensificar cadastro biométrico
Estabelecer mais segurança no processo eleitoral é a proposta do cadastramento biométrico, que possibilita a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia. Com a implantação gradual ocorrendo no país, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) vem convocando, desde março deste ano, o eleitorado a realizar a revisão biométrica obrigatória em sete municípios catarinenses.
Com a meta de atender cerca de 2 milhões de eleitores até o dia 26 de março de 2016, data limite para o cadastramento, a coordenadora do TRE-SC, Vera Dias Lopes, informa que a partir de 14 de setembro o eleitor poderá contar com novos postos e atendimento e horário ampliado. "Com atendimento na Grande Florianópolis, Blumenau e Joinville, o cadastramento pode ser feito de segunda a sexta, das 9 horas às 18 horas. Para realizar o cadastramento, o leitor precisa comparecer ao posto com o documento oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor, se existir", destacou.
Em parceria com o Exército Brasileiro, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, a coordenadora ressalta que o trabalho contará com a ajuda de aproximadamente 600 estagiários e 300 soldados, que trabalham em revezamento de 30 soldados por semana. Segundo Vera, o trabalho é realizado sempre sobre o supervisionamento de um servidor do TRE.
Com a implantação dos novos postos, Florianópolis passa a trabalhar com cinco pontos de atendimento, sendo dois no Centro, um no Norte da Ilha, outro no Sul da Ilha e um no bairro Estreito, no Continente. Já em Blumenau, o eleitor que atualmente conta com o posto localizado no centro passa a contar com um posto, no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e no bairro Garcia.
Joinville, que também possui atendimento no Centro, recebe um novo posto na Zona Sul e no distrito de Pirabeiraba. "Os outros municípios que pertencem à Grande Florianópolis, onde a biometria é obrigatória, como Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Biguaçu, também contarão com novos postos. Em São José, no bairro Barreiros, Biguaçu, no Cartório Eleitoral da cidade e em Palhoça, no Centro", salientou. Os endereços dos novos postos podem ser obtidos no site do TRE-SC.
Vera alertou que o mutirão que conta com os novos postos estará em atendimento até 30 de novembro com o propósito de obter até 80% do cadastramento biométrico do eleitorado catarinense. Após essa data, somente os postos centrais continuarão atendendo. "Quem não fazer o cadastramento corre o risco de ter o cancelamento do CPF e da conta bancaria", alertou.
Sala de Imprensa