TRE-SC faz testes com urnas que serão usadas na eleição de outubro
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) participa nesta semana do Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas visando às eleições de outubro deste ano. Os testes foram iniciados na segunda-feira (6) e prosseguem até sexta-feira (10). Ao final, uma amostragem de 900 equipamentos será submetida aos testes, que ocorrem em um galpão do TRE, na Grande Florianópolis.
Cerca de 30 colaboradores, entre servidores da Justiça Eleitoral e técnicos de urnas, participam dos trabalhos. As urnas foram configuradas com nomes de eleitores fictícios. Com suas digitais, os servidores liberam as urnas para votação em uma questão aleatória (“Você é a favor da redução do tempo de duração das partidas de futebol?”), cujas opções são “Sim” ou “Não”. Eles passam todo o dia, das 9 às 17 horas, votando nas urnas, simulando um dia de votação.
Conforme a coordenadora de Eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa, o objetivo dos testes é verificar se os equipamentos estão funcionando corretamente, principalmente a leitura biométrica, que será em toda a Grande Florianópolis no pleito deste ano. “Precisamos garantir que as urnas vão funcionar no dia da eleição. Para isso, as submetemos a uma simulação de votação, para ver como elas se comportam ao longo do dia, já que as falhas, às vezes, aparecem no decorrer do dia da votação”, explica.
As urnas que apresentam problemas são encaminhadas para manutenção. De acordo com a coordenadora, até está quinta-feira (9) os testes têm apresentado bons resultados. Um segundo simulado será realizado no segundo semestre, já nas zonas eleitorais, quando as urnas forem distribuídas para os cartórios eleitorais.
Os simulados estão acontecendo em todos os TREs do país. A ação é promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pretende testar aproximadamente 4% das urnas de cada estado.
As eleições deste ano serão para prefeito e vice-prefeito e vereadores. O primeiro turno acontece em 2 de outubro. Em Florianópolis, Joinville e Blumenau, se houver necessidade de 2º turno, a votação será em 30 de outubro. Conforme o TRE, Santa Catarina conta atualmente com 105 zonas eleitorais, 15.916 seções eleitorais e 4,986 milhões de eleitores.
Agência AL