Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/10/2016 - 11h34min

TRE divulga troca de urnas defeituosas e detenções por crime eleitoral

Imprimir Enviar
Sargento Sandro Nunes, na Sala de Situação da PM

Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a votação começou sem maiores problemas pelo estado, onde há 15.778 urnas em operação.

Do total de equipamentos disponibilizados, 63 apresentaram problemas e já foram substituídas, recebendo normalmente os votos dos eleitores. As trocas ocorreram nos municípios de Águas de Chapecó, Alfredo Wagner, Arroio Trinta, Balneário Gaivota, Barra Velha, Bombinhas, Braço do Norte, Calmon, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Correia Pinto, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Dona Emma, Galvão, Guaramirim, Ibiam, Ibirama, Indaial, Irani, Ituporanga, Jacinto Machado, Jaraguá do Sul, Lages, Lauro Müller, Mafra, Maravilha, Massaranduba, Otacílio Costa, Palhoça, Ponte Serrada, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São José, Schroeder, Sombrio, Timbó, Tubarão, União do Oeste, Vargeão, Xanxerê, Xaxim e Zortéa.

A expectativa do TRE-SC é a de que os votos comecem a ser totalizados assim que se encerre a votação, às 17 horas, e que os primeiros resultados eleitorais já sejam divulgados ao público às 20 horas. A apuração das urnas pode ser acompanhada através do site.

Ocorrências pelo estado
A informação no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), localizado em Florianópolis, é que todo o efetivo da corporação, em torno de 10 mil policiais, foi mobilizado para dar suporte ao pleito. Do total, 5 mil foram deslocados diretamente para os locais de votação e o restante para o patrulhamento das ruas próximas e averiguação de ocorrências.

Até as 10h30 desta manhã, foram recebidas pelo Copom 112 denúncias relacionadas ao processo eleitoral em todo o estado, sendo que apenas 13 chegaram a se configurar em crimes eleitorais, com 20 pessoas sendo presas. “Podemos citar, principalmente, a compra de votos, derrames de santinhos e a realização de propaganda de boca de urna”, disse o sargento Sandro Nunes, que atua junto à Sala de Situação da PM.

Dois candidatos também foram detidos, um em Passo de Torres, com apreensão de quantia em dinheiro, adesivos, cartazes e santinhos, e outro em Porto União, por porte ilegal de arma de fogo.
Em Porto União três eleitores foram presos por porte ilegal de arma de fogo. Por apreensão de valor em dinheiro e santinhos, mais duas pessoas foram detidas em Atalanta e outras duas em Rio das Antas. Ainda no município de Rio das Antas, quatro cidadãos foram presos portando vasto material de campanha e a relação de eleitores municipais. Em Ponte Serrada, duas pessoas foram apreendidas com material de campanha e panfletos contendo pesquisa eleitoral. Em Joinville, um cidadão foi preso por derrame de santinhos em via pública.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar