Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/02/2016 - 17h25min

TRE-SC alerta para o prazo final do cadastro biométrico

Imprimir Enviar

Com atendimento em Florianópolis, São José, Palhoça, Blumenau e Joinville, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) segue com o cadastramento biométrico até o dia 22 de março de 2016. A um mês do encerramento dos trabalhos, a Justiça Eleitoral busca sensibilizar o eleitor sobre a importância do cadastramento, alertando das possíveis consequências caso não cumpra com sua obrigação. 

Com postos funcionando apenas no centro de cada uma das cidades, a coordenadora da Biometria em Florianópolis, Grasiela Gaspar Gonçalves, destaca que apesar de a Capital ter cadastrado mais de 70% do seu eleitorado, a média de atendimentos diários segue abaixo do esperado, quando comparada às demais cidades em que a biometria está ocorrendo de forma obrigatória. Segundo ela, Joinville atende quase 1,4 mil eleitores por dia, enquanto o número de atendimentos em Florianópolis está em torno de 600, e Blumenau próximo de 800 atendimentos diários.

Diante do fraco movimento, Grasiela alerta para que os eleitores não deixem o cadastramento para os dias que antecedem o prazo final, pois nesse período é comum a formação de filas. "Temos uma boa estrutura atuando nos postos para que o eleitor faça o cadastramento com calma. Caso o eleitor deixe para a última hora, estaremos trabalhando com plantão no último sábado de fevereiro e em todos os sábados de março, das 9 às 14 horas", informou.

Até o momento, Florianópolis cadastrou 73,43% do eleitorado; Blumenau, 71,64%; São José, 76,47%; Joinville, 72,42%; e Palhoça, com a melhor porcentagem, 80,80%. 

Sanções
A coordenadora destaca que o eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte. Além disso, também está sujeito à suspensão do CPF e consequentemente, bloqueio de movimentação de conta bancária.

Segundo ela, a situação fica ainda mais grave para o servidor público, que ficará impedido de receber função ou remuneração, e para o estudante de instituições mantidas pelo governo, que não poderá renovar sua matrícula.

Postos de atendimento em Florianópolis
Além do posto de atendimento instalado na Avenida Rio Branco, o TRE está atendendo no posto localizado na Rua Bulcão Viana, 198, próximo ao Instituto Estadual de Educação.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar