TRE estende prazo e eleitor têm até 4 de maio para fazer cadastramento biométrico
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) estendeu o prazo até o dia 4 de maio para que os eleitores de Blumenau, Florianópolis, Joinville, Palhoça e São José façam o cadastramento biométrico. “Quem não se cadastrou tem uma segunda chance, para isso terá que comparecer e comprovar que reside no município, apresentar documento de identidade com foto e, se for do sexo masculino, quitação do serviço militar”, explicou Sérgio Manoel Martins, diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC).
Sérgio Martins fez um apelo para que os eleitores não deixem o cadastramento para a última hora. “Compareçam o quanto antes, sempre no período da tarde, porque no último dia haverá fila”, avisou. Quem não se cadastrar até 4 de maio só poderá fazê-lo novamente no início de novembro, após segundo turno das eleições municipais.
O diretor-geral do TRE/SC reiterou que os eleitores que não atenderem à convocação estarão impedidos de votar nas eleições de outubro, não poderão fazer passaporte, tomar posse em cargo público e matricular-se em instituição de ensino oficial. Além disso, ao não comparecer, o eleitor está sujeito ao cancelamento do CPF pela Receita Federal. “O cancelamento acontecerá quando a Receita Federal cruzar o cadastro das pessoas físicas com os dados do Tribunal Superior Eleitoral”, avisou Sérgio Martins.
Os números do cadastramento
Segundo informou o TRE-SC, 83,5% dos eleitores da Capital fizeram o cadastramento, ou seja, dos mais de 354 mil eleitores, cerca de 295 mil atenderam o chamado da Justiça Eleitoral. Já em Joinville 84,5% dos eleitores se cadastraram, em Blumenau, 85,9%, em São José 88,1% e em Palhoça 92,2%.
Agência AL