Transferência de carga na ponte Hercílio Luz inicia na noite deste sábado (11)
Se as condições climáticas permanecerem favoráveis, ou seja, com ventos abaixo dos 60 km por hora, terá início na noite deste sábado (11) a transferência de carga da ponte Hercílio Luz para os seus suportes provisórios. Esta é considerada a etapa mais delicada no processo de restauração da estrutura, construída há 90 anos para ligar a Ilha de Santa Catarina e o continente.
A operação, que deve se estender pela madrugada de domingo, foi apresentada na manhã desta quinta-feira (9) pelo governador Raimundo Colombo, no canteiro de obras do Deinfra, localizado na cabeceira insular da ponte, em companhia dos representantes dos órgãos públicos e da equipe técnica envolvidos na obra.
De acordo com o planejamento apresentado, inicialmente serão transferidos 20% da carga da ponte, por meio de um deslocamento de 10 centímetros da pista de rolagem, viabilizados por 54 pontos de elevação.
A transferência de carga é considerada essencial para a recuperação do vão central, sustentado pelas barras de olhais. Nesta próxima fase, serão construídas 26 torres (com peso total de 440 toneladas) que irão sustentar as barras para o trabalho de restauração propriamente dito. Esse peso extra das torres não pode ser colocado no vão central nas atuais condições. Por isso, é necessária a aproximação em 10 centímetros entre a ponte e a estrutura provisória (uma aproximação que vai transferir um peso de 880 toneladas da estrutura da ponte para a estrutura provisória).
A aproximação total entre a Hercílio Luz e a estrutura provisória, com transferência de 100% da carga, exigirá um deslocamento de 50 centímetros. Os 80% restantes, 40 centímetros, serão transferidos no segundo semestre.
Risco de desabamento
Em entrevista coletiva à imprensa, o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, destacou que, visando a segurança da população, entre às 22h de sábado e às 7h de domingo, será proibido o trânsito de qualquer tipo de veículo e/ou de pedestres abaixo da ponte, tanto na área insular como continental. Os cuidados envolverão, inclusive, a área marítima, com a proibição da passagem de barcos por baixo da estrutura.
Tendo em vista que há o risco de algo fugir ao planejamento e a sustentação metálica entrar em colapso, também foi elaborado um plano de prevenção e socorro, acrescentou o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.
Entre as medidas anunciadas estão o realocação para hotéis de 14 famílias que residem nas imediações, a colocação de mergulhadores no canal para eventuais resgates, e a disponibilização de profissionais e unidades de saúde para o atendimento a eventuais feridos. “Já temos tudo o que é preciso caso a situação passe de um cenário de normalidade para de emergência”, frisou.
Reabertura ao trânsito
A previsão do governo é que a ponte, que está fechada ao tráfego há 26 anos, esteja totalmente recuperada em meados de 2018, contribuindo para desafogar o trânsito nas vias de acesso a ilha. “Esta é uma obra fundamental, sobretudo para a população, que sofre todos os dias nas condições desfavoráveis do trânsito. Consideramos que a única solução para isto, a curto e médio prazo, é recuperar a Hercílio Luz e, acredito, já avançamos muito neste aspecto.”
A recuperação da ponte Hercílio Luz, que já foi alvo de críticas por conta do seu custo, foi defendida pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro. “Em meio a diversos projetos apresentados para uma nova ligação ilha-continente, como uma nova ponte ou um túnel abaixo do canal, que poderiam chegar a valores próximos de R$ 1 bilhão, o governo avaliou que este é o mais viável financeiramente e o que trará resultados mais rápidos para a população, podendo absorver entre 25% e 30% do fluxo hoje suportado pelas outras pontes”, disse.
Agência AL