Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/08/2014 - 15h58min

Testes do Radar Meteorológico de Lontras entram em nova etapa

Imprimir Enviar
Radar entrou em fases de testes em julho; operação em definitivo começa em setembro. FOTO: James Tavares/Secom

A Defesa Civil Estadual de Santa Catarina espera iniciar na semana que vem o treinamento específico para operação e manutenção do Radar Meteorológico de Lontras, no Alto Vale do Itajaí. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina, essa será uma das últimas etapas antes do equipamento entrar definitivamente em funcionamento.

Os testes com o radar começaram em 2 de julho. Conforme a assessoria, nesta semana, foi finalizada a etapa de configuração e calibração e teve início o período de testes de aceitação definitiva. A expectativa é que essa nova fase seja concluída já no início da semana que vem, possibilitando que os técnicos que ficarão responsáveis pela operação do sistema iniciem o treinamento. A previsão é que o radar comece a funcionar em definitivo em setembro.

O radar de Lontras é o primeiro equipamento do estado destinado exclusivamente para previsão do tempo. Sua função será fornecer dados sobre chuvas e tempestades que estejam se aproximando do território catarinense. O radar poderá detectar tempestades severas a mais de 400 quilômetros de distância e num raio de até 200 quilômetros, com antecedência de até seis horas. Para isso, terá uma cobertura de 77% da área total do estado, o que equivale a 191 municípios.

O equipamento custou cerca de R$ 10 milhões. Os recursos vieram do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina.

Voltar