Testes do Radar Meteorológico de Lontras entram em nova etapa
A Defesa Civil Estadual de Santa Catarina espera iniciar na semana que vem o treinamento específico para operação e manutenção do Radar Meteorológico de Lontras, no Alto Vale do Itajaí. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina, essa será uma das últimas etapas antes do equipamento entrar definitivamente em funcionamento.
Os testes com o radar começaram em 2 de julho. Conforme a assessoria, nesta semana, foi finalizada a etapa de configuração e calibração e teve início o período de testes de aceitação definitiva. A expectativa é que essa nova fase seja concluída já no início da semana que vem, possibilitando que os técnicos que ficarão responsáveis pela operação do sistema iniciem o treinamento. A previsão é que o radar comece a funcionar em definitivo em setembro.
O radar de Lontras é o primeiro equipamento do estado destinado exclusivamente para previsão do tempo. Sua função será fornecer dados sobre chuvas e tempestades que estejam se aproximando do território catarinense. O radar poderá detectar tempestades severas a mais de 400 quilômetros de distância e num raio de até 200 quilômetros, com antecedência de até seis horas. Para isso, terá uma cobertura de 77% da área total do estado, o que equivale a 191 municípios.
O equipamento custou cerca de R$ 10 milhões. Os recursos vieram do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina.