Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2024 - 08h14min

Teste de Integridade na Alesc atesta confiabilidade das urnas eletrônicas

Imprimir Enviar
Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas foi realizada no hall da Alesc, neste domingo (6), primeiro turno das Eleições Municipais de 2024.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas realizado na Assembleia Legislativa, neste domingo (6), dia do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, atestou a confiabilidade do sistema eleitoral. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), órgão responsável pelo teste. 

Ao todo, 27 urnas foram submetidas ao Teste de Integridade, audiência pública que aconteceu de forma simultânea à votação oficial. O processo de auditagem ocorreu no hall da Alesc e na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Nesse teste, votos preenchidos previamente em cédulas de papel foram digitados em urnas eletrônicas sorteadas na véspera do pleito e depositados em urnas de lona. Ao final, o comparativo entre a contagem das cédulas de papel e a totalização da votação eletrônica chegou ao mesmo resultado, atestando mais uma vez a confiabilidade do sistema.

O Teste de Integridade teve a participação de mais de 60 voluntários do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Toda a auditoria realizada na Alesc foi transmitida em tempo real pelo canal do TRE-SC no YouTube.

Esta não é a primeira vez que a Alesc e o TRE-SC firmam parceria para a realização do Teste de Integridade das Urnas. O mesmo aconteceu nas Eleições de 2022. O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), ressaltou a importância da parceria. “Ao fazer essa aproximação, nós permitimos que o catarinense saiba da lisura das nossas urnas eletrônicas e possa comprovar na prática que esse é um sistema inviolável, que permite uma segurança total no momento do cidadão escolher seus candidatos”, disse.

SC na frente
O primeiro município do Brasil a ter 100% dos votos apurados nas eleições deste domingo é de Santa Catarina. A cidade de São Cristóvão do Sul, no Meio-Oeste catarinense, teve a totalização das seções finalizada às 17h10, apenas 10 minutos após o encerramento da votação. Jaime Cesca (PP) foi o prefeito eleito.

Em todo o município, 3.049 eleitoras e eleitores compareceram às urnas. Desse total, houve 2.993 votos válidos, 41 votos nulos (1,34%) e 15 votos em branco (0,49%). A abstenção foi de 568 eleitores.

Números
Em Santa Catarina, 78,29% do eleitorado compareceu às urnas nos 295 municípios, o que representa um índice de abstenção de 21,71%. A totalização dos votos no estado foi concluída pela Justiça Eleitoral às 21h06 deste domingo. Nessas eleições, os catarinenses elegeram prefeitos e vice-prefeitos, além dos vereadores que vão atuar nas Câmaras Municipais.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar