Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Ao vivo

Acompanhe a programação pelo Youtube.


Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/12/2021 - 19h28min

Terceira edição do livro que conta história do Metropol é lançada

Imprimir Enviar
Zé Dassilva com a camisa do Metropol
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O jornalista, chargista e roteirista catarinense Zé Dassilva lançou, na noite desta quinta-feira (16), na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, a terceira edição do livro “Histórias que a bola esqueceu - a incrível trajetória do E. C. Metropol e de sua torcida”, time que surgiu nos anos 1960 em Criciúma e virou lenda do futebol brasileiro. A obra fala do time amador alviverde que, em pouco menos de 10 anos, foi cinco vezes campeão catarinense, venceu a Chave Sul da Taça Brasil por duas vezes, revelou jogadores para grandes times e ainda teria aplicado uma maldição de 20 anos sobre o Botafogo.

Com 300 páginas, a obra é uma versão ampliada das edições lançadas em 1996 e 1997, com mais fotos e histórias acrescentadas após um documentário veiculado no início dos anos 2000, explica o autor. O livro relata a história do time amador, que na época foi reforçado para abafar uma greve de mineiros de carvão no Sul de Santa Catarina, que chegou a ir à Europa em uma das maiores excursões de times brasileiros fora do país.

“O Metropol gerou uma paixão coletiva que ficou acima dos conflitos trabalhistas, mudando a vida da cidade e contagiando outras torcidas de Santa Catarina”, enfatiza Zé Dassilva. Ele relata ainda como o time uniu os amantes do esporte na época. “Num jogo contra o Grêmio, em Florianópolis, os torcedores do Avaí e do Figueirense se uniram e comemoraram a vitória do time catarinense.”

O livro nesta edição conta com acervo de fotos e depoimentos da história do time, assim como relação dos jogadores, dirigentes e das partidas, e tem prefácio de Juca Kfouri e Ruy Castro. A obra por enquanto só pode ser adquirida pelo site da editora: www.carboeditora.com.br com o preço de lançamento a R$ 45.

Jornalista formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Zé Dassilva é natural de Criciúma e chargista do Diário Catarinense desde 1998, tem pós em cinema pela FGV-RJ, e diversas obras escritas, como novelas que marcaram época. Entre a lista, “Linha Direta”, “Sai de Baixo”, “Sob Nova Direção”, “Casseta & Planeta”, “Malhação” e “Império”, de Aguinaldo Silva, vencedora do Emmy International como melhor telenovela mundial em 2015.

Ney Bueno
Agência AL

Voltar