Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/09/2014 - 18h22min

Temporal que atingiu o Estado na terça foi monitorado pelo Radar Meteorológico

Imprimir Enviar
Radar oferece cobertura a 77% do território catarinense e abrange 191 municípios de Santa Catarina FOTO: James Tavares/Secom

Os temporais que atingiram dezenas de municípios de Santa Catarina foram registrados pelo Radar Meteorológico instalado no Município de Lontras. Conforme o Gerente de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, apesar de estar em fase de testes o equipamento já demonstrou o potencial. “Alguns sistemas já foram detectados pelo radar. Observamos a aproximação de chuvas e detectamos a intensidade dos temporais dessa terça-feira (2)”, disse.

O radar registrou a intensidade de chuva e inclusive a presença de granizo, como pode ser observado em Macieira, no Planalto catarinense, mesmo sem todos os parâmetros de calibração. As tempestades podem se formar muito rapidamente. Apesar disso, mesmo com uma antecipação de meia hora, por exemplo, os avisos podem orientar as pessoas a buscarem locais seguros. Com essas informações, Defesa Civil e equipes de emergências podem se preparar para operações de atendimento.

Os meteorologistas e técnicos de SC, vinculados a Epagri/Ciram e Defesa Civil do Estado,  estavam finalizando o treinamento em operação realizado entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro. O treinamento abordou princípios físicos de radar, funcionamento do sistema, correções e calibrações,  geração de produtos, configuração dos parâmetros de operação e interpretação dos dados de radar.  A partir de quarta-feira (3), o Radar Meteorológico entrou na fase de operação assistida. O  equipamento que estava com configuração de fábrica  passa por um processo de calibração e adequação para a operação no Estado, para daí sim, as informações serem utilizadas como fonte de informação na previsão do tempo.

Para os meteorologistas da Epagri/Ciram, esse é um momento importante e os profissionais poderão continuar o processo de capacitação, aprendendo a operar o equipamento na prática junto com um especialista, já  que é uma tecnologia complexa. O radar oferece uma variedade de informações que podem ser utilizadas para auxiliar na elaboração de avisos meteorológicos de curtíssimo prazo.

A previsão de curtíssimo prazo, também conhecida como nowcast, é realizada quando o sistema se aproxima ou já atua. Ela visa antecipar a formação, o deslocamento e a intensificação ou não de tempestades, o monitoramento das taxas e tipos de precipitação (chuva, granizo, neve). Nesta escala, geralmente se trabalha com a previsão de até 3 horas de antecedência. Aliado com informações de estações meteorológicas, detecção de raios, imagens de satélite e modelos meteorológicos, poderemos ter uma melhoria importante na capacidade de antecipar eventos adversos.

Abrangência Radar
O Radar oferece cobertura a 77% do território catarinense e abrange 191 municípios de Santa Catarina dentro de um raio de 200 km a partir da localidade no município de Lontras. Conforme as especificações do equipamento, é possível detectar intensidade de chuva, risco de granizo, velocidade e direção de ventos, formação e deslocamento de temporais na área de cobertura. O radar também pode detectar tempestades severas no raio de vigilância, com até 400 km de distância.

O Radar Meteorológico custou aos cofres públicos do Estado R$ 10 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina (Fundec).

Secretaria de Comunicaçao do Governo do Estado

Voltar