15/10/2009 - 19h40min
Tecnoagro é outro grande atrativo da 17ª Efapi
A 4ª edição da Tecnoagrofamiliar está sendo comemorada pelos 15 expositores do evento já que, até agora, sétimo dia da 17ª Efapi, as vendas se igualaram às da feira passada. A Tecnoagro, como também é denominada, tem como objetivo divulgar, comercializar e propiciar a degustação dos produtos coloniais e agroecológicos feitos e expostos nas feiras do município.
De acordo com Gilmar Borges Medeiros, diretor da Secretaria de Agricultura de Chapecó, a região Oeste é responsável por mais de 50% do valor bruto da produção agrícola catarinense. “A ideia de implantar a Tecnoagro foi da nossa secretaria. Queremos valorizar os nossos pequenos produtores. Temos 15 expositores diretos e 16 indiretos”, disse Gilmar. Ele ainda lembrou que a exposição está dentro das normas e exigências legais quanto à manipulação e comercialização dos produtos nas feiras coloniais.
Cerca de R$ 30 mil em negócios. Essa é a expectativa para a Tecnoagro. “Para o setor, essa feira representa uma oportunidade. As pessoas estão aqui para mostrar o que elas produzem. Os agricultores estão motivados e animados com as vendas”, completou Gilmar.
Entre os produtos expostos estão os panificados em geral. Representante do setor, Neuza Bergamim, da Agroindústria Familiar Bergamin, disse que estar na Efapi é muito importante para o setor. “Estou aqui desde a primeira Tecnoagro e estamos muito felizes por estar aqui. Tenho certeza que vamos superar nossas vendas do ano passado.” Dona Neuza sugeriu que na próxima Efapi a Tecnoagro deveria ter um pavilhão próprio. “A falta de um espaço específico para nós prejudica as vendas porque temos que fazer rodízio de expositores ou compartilhar um mesmo espaço entre três ou quatro produtores.”
Até o final da Efapi 2009, passarão pela Tecnoagro os produtores: mostra os seguintes expositores: Orquidário Zanini, Agroindústria Familiar Bergamin, Sabor Natural Carnes Suínas Ltda, Queijos e Sucos Luzzi, Agroindústria Sabadin, Vacari Produtos Agroecológicos, Embutidos Silva, Porcel Alimentos, Indústria de Alimentos Malagutti, Associação de Piscicultores, Associação de Apicultores, Rancho Vitalli, Queijos Fachini, Cooperativas Sorveteiros, Recanto dos Pinhais, Mercados Público Regional e Associação dos Artesões e Artistas Plásticos do Oeste Catarinense. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)