TCU reconhece gestão municipal de Araranguá como a melhor no Sul
O município de Araranguá, no Extremo Sul, foi reconhecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como o melhor da Região Sul do país na gestão dos recursos públicos. A conquista foi tema dos pronunciamentos do prefeito Sandro Maciel (PT) e do secretário de Finanças de Araranguá, Fernando Marcelino, na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (15).
O Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas foi instituído neste ano pelo TCU, com o objetivo de reconhecer e disseminar as melhores práticas em liderança, estratégia e controle. Mais de 7 mil órgãos públicos foram avaliados em todo o Brasil.
Entre os municípios, foram premiados aqueles que apresentaram o melhor desempenho no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), elaborado pelos tribunais de contas estaduais. Para isso, foram avaliadas sete dimensões da execução do orçamento nos municípios: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Na Região Sul, entre 777 cidades, Araranguá apresentou o melhor desempenho.
“Recebemos esse prêmio com muita alegria e ficamos orgulhosos, principalmente por estarmos em um momento em que os municípios enfrentam tantas dificuldades e que a classe política anda tão desacreditada perante a sociedade”, afirmou o prefeito. “Divido essa conquista com todos os servidores municipais de Araranguá, que nos ajudaram a transformar nosso município em referência em gestão pública.”
A deputada Ana Paula Lima (PT) entregou uma moção, de sua autoria, em homenagem ao prefeito pela conquista do prêmio. A parlamentar destacou a importância dos resultados apresentados pela Prefeitura de Araranguá diante das dificuldades enfrentadas por praticamente todos os municípios brasileiros. Os deputados Rodrigo Minotto (PDT), Ismael dos Santos (PSD) e Mauricio Eskudlark (PR) também parabenizaram Maciel pela premiação.
Agência AL