Taxistas vem à Alesc e pedem cumprimento do código de trânsito
Taxistas de todo o estado estiveram nesta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa para protestar contra a atuação dos aplicativos de transporte de passageiros, como o Uber. O Sindicato dos Taxistas de Florianópolis e Região entregou aos deputados João Amin (PP), presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, e Darci de Matos (PSD), líder do governo no Parlamento estadual, um ofício, no qual solicitam o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O mesmo documento foi entregue ao governador Raimundo Colombo e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hamm.
Conforme o presidente do sindicato, Irandir de Oliveira, taxistas de Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e Criciúma vieram ao Parlamento para pedir das autoridades o cumprimento dos artigos 135 e 231 do CTB. “Esses artigos determinam que o transporte remunerado necessita de autorização do poder público e placa vermelha. Mas não é isso que está acontecendo”, disse Oliveira. “Estamos à mercê de um transporte clandestino, que está comprometendo a sobrevivência do setor e a segurança dos passageiros.”
O sindicalista afirmou que os táxis e os veículos de turismo têm sofrido queda de faturamento. “Já temos casos de táxis que estão devolvendo a permissão por causa dessa concorrência desleal”, disse. “A sociedade está perdendo com isso, pois vai ficar na mão de empresas que futuramente vão aumentar o valor do serviço.”
Agência AL